Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1731


1731

CONTRIBUIÇÃO DA ENFERMAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DO EMPODERAMENTO DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

Autores:
Jaíne de Oliveira Dias (jainedeoliveiradias@hotmail.com) (Universidade Tiradentes de Alagoas) ; Marianny Medeiros de Moraes (Universidade Federal de Alagoas) ; Karlayne Reynaux Vieira de Oliveira (Universidade Federal de Alagoas) ; Jessica de Melo Albuquerque (Universidade Federal de Alagoas) ; Igor Michel Ramos dos Santos (Universidade Federal de Alagoas) ; Amuzza Aylla Pereira dos Santos (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
Introdução: entendendo que o indivíduo em situação de rua, no seu processo de exclusão, sofre rupturas familiares, sociais e afetivas, tendo que necessariamente vivenciar novas formas de se relacionar em contextos sociais marcados pela desumanização e caracterizados por estigmas, violência e segregação, o que o incita a ressignificar dessa população.¹ Objetivo: relatar a importância da enfermagem no processo de empoderamento dos usuários em situação de rua. Metodologia: estudo do tipo relato de experiência, desenvolvido durante a vivência das ações do Consultório na Rua de Maceió, por acadêmicos integrantes da Liga de Assistência à situação de Rua e Dependência Química. Resultados: a enfermagem no consultório na rua trabalha constantemente na oferta de informações e orientações, esclarecimento de dúvidas, diálogo sobre as possibilidades de melhoria das condições de vida, de saúde e de mudança de comportamentos. Para essas contribuições, é respeitado o tempo e a singularidade de cada usuário. Desta forma, o profissional assume um papel de incentivador de mudanças, fazendo com que o usuário torne-se protagonista do seu viver. Conclusão: as atividades realizadas pela equipe de enfermagem, orientadas pelos princípios e diretrizes de uma clínica ampliada e singular, favorece o empoderamento dos direitos e do acesso de saúde, cuidado, acompanhamento e protagonismo das pessoas em situação de rua. Contribuições para Enfermagem: a enfermagem está diretamente ligada à assistência e ao cuidado da população em situação de rua. Contribuindo positivamente no âmbito da saúde e social através da educação continuada e da integralização do cuidado. Deste modo, auxiliando a construção do empoderamento desses usuários. Descritores: Pessoas em Situação de Rua. Educação em Enfermagem. Atenção Primária à Saúde.


Referências:
Adorno, RCF; Varanda, W. Descartáveis urbanos: discutindo a complexidade da população de rua e o desafio para políticas de saúde. Saúde e Sociedade. Abr 2004; 13 (1):23-45. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010412902004000100007&script=sci_abstract&tln g=pt. Acesso em: 07 jun. 2017.