Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1728


1728

SAÚDE DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS NO CENÁRIO BRASILEIRO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores:
Ingrid Fabiane Santos da Silva (ingridenfermeir@gmail.com) (Universidade do Estado do Pará - UEPA) ; Ivaneide Leal Ataíde Rodrigues (Universidade do Estado do Pará - UEPA) ; Jully Greyce Freitas de Paula (Universidade do Estado do Pará - UEPA) ; Jéssica Hegedeus Camargo (Universidade do Estado do Pará - UEPA) ; Victor Viana da Graça (Universidade do Estado do Pará - UEPA) ; Suzana Rosa André (Universidade do Estado do Pará)

Resumo:
Introdução: As comunidades quilombolas são reconhecidas como aquelas que possuem trajetória histórica própria, relações específicas com o território habitado, utilizando-o como meio de garantia de sua reprodução física, social, econômica e cultural, e ainda a presunção da ancestralidade negra relacionada à resistência histórica da escravidão (1,2). Objetivos: delinear um panorama das pesquisas científicas que abordam o tema "saúde das comunidades quilombolas" de modo a identificar os periódicos e o ano em que tiveram o maior número de publicações, a categoria profissional dos autores e a natureza das pesquisas. Método: Trata-se de um estudo descritivo de natureza quantitativa com aporte do método de Revisão Integrativa (3). A pesquisa foi realizada em novembro de 2016 nas bases de dados da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), do Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE) e da Base de dados de Enfermagem, (BDENF) restrita a artigos publicados entre os anos de 2011 a 2016. Resultados: Foram encontrados 26 artigos dos quais, 30,8% foram publicados no ano de 2014, 65,3% foram escritos por diversos profissionais da saúde configurando uma área de interesse multiprofissional, 23,8% estavam publicados na Revista Ciência Saúde Coletiva, 69,3% eram de abordagem quantitativa, 69,3% eram do nível 4 de evidência científica e 15,7% sobre doenças crônicas (diabetes e hipertensão). Desta forma, os achados desta pesquisa possibilitou a identificação dos artigos pesquisados, sendo o tema de grande interesse da saúde coletiva. Implicações para a Enfermagem: A nosso ver, investigar a produção científica sobre o tema "cuidado em saúde das populações quilombolas" se faz mister, pois esta investigação pode contribuir em novos temas de pesquisas para a enfermagem, bem como possibilita conhecer as condições de saúde das populações quilombolas. Descritores: Literatura de Revisão como Assunto; Grupo com Ancestrais do Continente Africano; Assistência Integral à Saúde.


Referências:
1- Brasil. Decreto nº 4.887 de 20 de novembro de 2003. Regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos de que trata o art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. [Internet ] Diário Oficial da União 2003 nov. 21 Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/d4887.htm. Acessado em 10 de outubro de 2016. 2- Almeida, A.W.B. Quilombolas e novas etnias. Manaus: UEA Edições, 2011. 3- Mendes KS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto enferm. 2008 Out-Dez: p. 758-64. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000400018. Acessado em 02 de novembro de 2016.