Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1726


1726

CHÁ COM CIÊNCIA: APROXIMAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A SOCIEDADE CIVIL

Autores:
Indira Silva dos Santos (indirafla18@gmail.com) (Universidade Federal do Amazonas) ; Gisele Reis Dias (Universidade Federal do Amazonas) ; Nayara da Costa de Souza (Universidade Federal do Amazonas) ; Sandra Greice Becker (Universidade Federal do Amazonas)

Resumo:
CHÁ COM CIÊNCIA: APROXIMAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A SOCIEDADE CIVIL INTRODUÇÃO: O projeto de extensão Chá com Ciência é realizado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e é um espaço formal e sistemático de divulgação e produção do conhecimento, onde podem ser reunir e interagir pesquisadores, acadêmicos e membros da comunidade civil. Este encontra eco na legislação de saúde quando se fala de cidadania, controle social e movimentos participativos (COFEN, 1986). OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no projeto universitário de extensão chá com ciência. MÉTODO: Foram realizados eventos mensais e gratuitos no auditório da Escola de Enfermagem da UFAM, destinados ao público em geral. Os acadêmicos integrantes do projeto eram os responsáveis pela organização e divulgação dos encontros com os temas: Saúde e Direitos à cidadania, Sistema Único de Saúde, Educação Popular em Saúde e Judicialização da Saúde. Para cada encontro foi convidado antecipadamente um palestrante especialista da área que abordava o tema com duração de 1 hora, ao final da explanação os participantes puderam avaliar o evento por meio de um instrumento criado pelos integrantes do projeto. RESULTADOS: Os eventos proporcionaram e encontro maciço de diversos acadêmicos não só do curso de enfermagem, mas de cursos como fisioterapia, odontologia, serviço social, comunicação social, pedagogia e membros integrantes da sociedade civil. CONCLUSÃO: A reunião de alunos, professores e sociedade civil mostrou que o Projeto Chá com Ciência possibilita um espaço democrático e plural para a socialização de conhecimento. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A implementação deste projeto, promove autonomia e valorização da enfermagem no educar, propondo conhecimento para a melhoria da saúde da população. (COFEN, 1986). Descritores: Educação em Saúde, Participação Social, Enfermagem.


Referências:
REFERÊNCIAS: 1) COFEN. Lei n. 7.498/86, 25 de junho de 1986, Art 11. Item (J). Disponível em:< http://www.cofen.gov.br/lei-n-749886-de-25-de-junho-de-1986_4161.html.> Acesso em 05 de julho de 2017.