Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1717


1717

PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E CLÍNICO DE INDÍGENAS DA ETNIA KARIPUNA NO MUNICÍPIO DE OIAPOQUE-AP

Autores:
Fernanda Matos Fernandes Castelo Branco (fmfernandescb@gmail.com) (Universidade Federal do Amapá/Universidade de São Paulo) ; Divane de Vargas (Universidade de São Paulo)

Resumo:
Introdução: O trabalho dos profissionais de saúde, principalmente da enfermagem, deve ser direcionado para ações de educação em saúde, com base na prevenção de agravos, sendo assim conhecer o perfil da clientela a ser atendida é de suma importância para elaborar as ações a serem executadas. Objetivo: Caracterizar o perfil sociodemográfico e clínico de indígenas da etnia Karipuna no município de Oiapoque-AP. Metodologia: Pesquisa descritiva transversal, realizada no ano de 2017, com 230 indígenas de 12 aldeias da etnia Karipuna em Oiapoque. Resultados: Os dados predominantes deste estudo foram: sexo masculino (51,3%), faixa etária foi de 16 a 30 anos (46,52%), ensino fundamental incompleto (27,83%), sem renda (53,48%), união consensual/amigado (56.65%), católico (69,57%). Destes 18,26% apresentam alteração de pressão arterial, 3,04% diabetes, 5,22% depressão, 6,96% já pensaram em suicídio, 6,09% já tentaram suicídio e 70% faz uso de bebida alcóolica. Conclusões: É válido ter uma descrição, já que 30% da população existente no município é indígena, além da problemática que os cercam, contexto que vivem e quiçá trazer melhorias na assistência e no processo de trabalho. Contribuições ou implicações para a Enfermagem: Estudos que mostram o perfil sociodemografico e clínico podem ser úteis para gerar evidências que contribuam com o aprofundamento do conhecimento acerca desta temática para a área da enfermagem, podendo elucidar embasamentos para a implementação de um plano de cuidados condizentes com as reais necessidades dessa clientela.


Referências:
Referências: Dias LF. Consumo de bebidas alcóolicas entre os povos indígenas do Uaçá.In: Souza MLP. Processo de Alcoolização Indígena no Brasil: perspectivas plurais. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2013. p.107-124. Pagliaro H, Azevedo MM, Santos RV. orgs. Demografia dos povos indígenas no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005. 192 p.