Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1716


1716

Educação em saúde no combate ao Mal de Hansen: um relato de experiência

Autores:
Everton Gomes Damasceno (evertongomesdamasceno@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL) ; Gabriella de Carvalho Albuquerque (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL) ; Rayane da Silva Arruda (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL) ; Karen Gianne da Silva Félix (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL) ; Paula Oliveira Houly (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL) ; Thyara Maia Brandão (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL)

Resumo:
Introdução: O Mal de Hansen, mais conhecido como hanseníase, é uma patologia infecto-contagiosa, crônica, que afeta principalmente a pele e o sistema nervoso periférico. No Brasil, a mesma ainda enfrenta negligência e estigma. Objetivo: Relatar a vivência de acadêmicos na realização de educação em saúde sobre a hanseníase em escolas municipais da cidade de Rio Largo através do Projeto de Extensão: Educação em Saúde e Busca Ativa em Hanseníase. Metodologia: O projeto é vinculado a Universidade Federal de Alagoas- UFAL, formado por alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Farmácia, os mesmos realizam um trabalho educativo em escolas municipais da cidade de Rio Largo através de rodas de conversas e atividades lúdicas com a temática hanseníase focando principalmente no reconhecimento, prevenção e tratamento da patologia. Cartazes com imagens que tem relação direta com o Mal de Hansen é um dos principais recursos utilizado durante as ações. Resultados: Durante as atividades, observou-se, que professores e alunos da educação básica não tinham conhecimento em relação a hanseníase, nem tampouco sobre os perigos que a doença pode ocasionar. O desconhecimento sobre os elevados índices de casos da doença, também foi observado. Conclusão: Conclui-se que a educação em saúde é uma estratégia primordial no combate a hanseníase. Contribuição para Enfermagem: Formação profissional com vistas à humanização e desenvolvimento de tecnologias de cuidado em saúde coletiva. Descritores: Hanseníase, Educação em Saúde, Patologia.


Referências:
Savassi LCM, Modena CM. Hanseníase e a Atenção Primária: desafios educacionais e assistenciais na perspectiva de médicos residentes. Hansen Int. 2015; 40 (2): p. 2-16. Silva PLN. Perfil de conhecimentos sobre hanseníase entre moradores de uma Estratégia Saúde da Família. Hansen Int. 2012; 37 (2): p. 31-39.