Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1709


1709

Assistência de Enfermagem no Pré-Natal a gestante em situações de risco.

Autores:
Diogo Jacintho Barbosa (jacintho.enf@gmail.com) (UERJ) ; Ângelo Pereira Barbosa da Silva (Faculdade Unylela) ; Eduarda Fernandes (Universidade do Grande Rio) ; Milena de Abreu Neves Nascimento (Faculade Unyleya)

Resumo:
Durante a gravidez no organismo materno, ocorre inúmeras alterações fisiológicas na tentativa de se adaptar às necessidades do concepto. As adaptações anatômicas e bioquímicas normalmente ocorrem como forma de reação orgânica à presença do concepto, da sobrecarga hormonal ou pela ação mecânica desencadeada pelo útero gravídico essas alterações que ocorrem no corpo da mulher, tem como objetivo promover condições adequadas para desenvolvimento do feto em equilíbrio com o corpo materno, portanto algumas modificações podem causar situações de incômodos para a gestante.A partir dessas premissas, o presente estudo tem como objeto de estudo, a SAE para as gestantes residentes em aterros sanitários que vivem em situações de risco e vulnerabilidade e por objetivos: Identificar e Analisar as necessidades da gestantes moradoras do lixão; avaliar possíveis complicações nas gestantes moradoras do lixão; Implantar a SAE para o cuidado particular com essas gestantes no pré-natal.Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa desenvolvido no antigo aterro sanitário de Itaoca popularmente conhecido como: Lixão de São Gonçalo, localizado na cidade de São Gonçalo estado do Rio de Janeiro.Atualmente o estudo encontra-se no primeiro momento da coleta de dados. Nossos resultados preliminares indicam que as gestantes moradoras destas áreas apresentam grande carência em relação à manutenção de cuidados durante a gestação, bem como também com a amamentação, dessa forma também podemos observar que ainda existe uma dificuldade dos enfermeiros obstetras que realizam o pré-natal dessas mulheres para aplicar os cuidados que tradicionalmente são aplicados para gestantes no pré-natal.Dessa forma, ao final deste estudo, esperamos contribuir para a implantação da SAE para enfermeiros, direcionada a gestantes residentes em locais que possam apresentar um certo perigo não só para sua saúde, mas também para saúde do seu bebe.


Referências:
1. ARAÚJO, L. de A.; REIS, A. T. Enfermagem na prática materno-neonatal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. 2. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE . Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=330490 Acessado em 24-04-16. 3. SOARES, Cassia Baldini et al. Revisão integrativa: conceitos e métodos utilizados na enfermagem .Revista da Escola de Enfermagem da USP, Brasil, v. 48, n. 2, p. 335-345, Apr. 2014. ISSN 1980-220X. Available from: . Accessedon: 1 july 2016