Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1708


1708

O CONHECIMENTO EMPÍRICO DE PLANTAS MEDICINAIS COMO PRATICAS COMPLEMENTARES EM SAUDE DE IDOSOS MARAJOARAS.

Autores:
Dileuza do Socorro Magno Ramos¹ (dylamoraes@hotmail.com) (Graduanda em Enfermagem, cursando o 10º semestre na Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ)) ; Driele Caroline Noronha Gomes² (Graduanda em Enfermagem, cursando o 9º semestre na Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ)) ; Bruno Pinheiro Santos³ (Graduando em Enfermagem, cursando o 8º semestre na Faculdade Paraense de Ensino (FAPEN)) ; Jeffesson Pinheiro Santos4 (Graduando em Enfermagem, cursando o 2º semestre na Faculdade Pan Amazônica de Ensino (FAPAN)) ; Tátiane Reis Santos5 (Graduanda em Enfermagem, cursando o 4º semestre na Faculdade Paraense de Ensino (FAPEN).) ; Elisa da Silva Feitosa. (Enfermeira, doutora em enfermagem, livre docente. Faculdade Pan Amazônica (FAPAN))

Resumo:
INTRODUÇÃO: Por muito tempo se faz o uso de plantas como terapia, esses conhecimentos de forma empírica se tornou uma questão cultural que vem passando de geração para geração. Onde o público senil é o público dominante dessas práticas OBJETIVO: Objetivou o desenvolvimento de uma roda de conversa com o intuito de absorver os conhecimentos dos idosos acerca do assunto. METODOLOGIA: Pesquisa do tipo relato de experiência, com o uso de metodologia ativa, elaborada por acadêmicos de enfermagem, realizado em um grupo de convivência com 15 idosas, situado no arquipélago marajoara no município de São Sebastião da Boa Vista- Pará, no período de junho de 2017. Ação educativa que teve como instrumento a roda de conversa que contou com um grupo de teatro e dança regional para descontrair a roda. RESULTADOS: As idosas se sentiram à vontade e descontraídas, relataram: O uso da planta Noni no combate de Diabetes, o chá da planta Amor Crescido para problemas a nível fígado, além do chá do Pariri para a melhora da de quadros de Anemia, e para as suas dores de cabeça fazem o uso da planta Cibalena ou Anador, esses são alguns das alternativas relatadas. CONCLUSÃO: O conhecimento sobre as práticas complementares em saúde se fazem importante, a medida que a área da saúde é extensa e diariamente lidamos com diversos tipos de culturas onde cada um tem os seus valores. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A infiltração da enfermagem em campos populares, engrandece o seu meio pois o enfermeiro tem que está apto a atender todos os tipos de cultura sem interferir. DESCRITORES: Enfermagem, Idoso.


Referências:
REFERÊNCIAS: NÓBREGA, Jackson Silva et al. AVALIAÇÃO DO CONHECIENTO ETNOBOTÂNICO E POPULARES SOBRE O USO DE PLANTAS MEDICINAIS JUNTO A ALUNOS DE GRADUAÇÃO. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, v. 11, n. 1, p. 07-13, 2017.