Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1706


1706

EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA SAÚDE INDÍGENA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Deyvylan Araujo Reis (deyvylan@hotmail.com) (Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)) ; Stéfany Caetano Corrêa (Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)) ; Silvia Caroline Camargo Soares (Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)) ; Mariana Taveira Cordovil (Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM))

Resumo:
INTRODUÇÃO: A Enfermagem representa uma peça fundamental para a área da saúde, ou seja, uma das profissões da área com grande inserção nos diversos contextos da sociedade. OBJETIVO: Identificar as evidências científicas que tem sido publicado no Brasil sobre a Enfermagem no contexto da saúde indígena. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Trata-se de estudo de revisão integrativa. A questão norteadora escolhida neste estudo foi: "Quais são as evidências científicas disponível no Brasil sobre a Enfermagem no contexto da saúde indígena?". A busca dos artigos foi realizada em maio de 2017. Para realizar a seleção dos estudos utilizaram-se bases de dados e uma biblioteca eletrônica importantes no contexto da saúde e disponíveis online: LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e BDENF (Bases de Dados de Enfermagem), utilizando descritores: saúde indígena, enfermagem, população indígena, no período de janeiro de 2013 a março de 2017, artigos publicados no idioma português. Selecionou-se 20 estudos brasileiros. RESULTADOS: Os resultados demonstraram que a titulação dos autores enfermeiros foi de doutorado, a região sudeste com maior número de publicação e o delineamento do estudo como enfoque na abordagem qualitativa. Em relação ao periódico constatou maior frequência para área da Enfermagem, sete artigos com Qualis A2, cinco com a Revista Texto e Contexto em Enfermagem. Em relação ao contexto da Enfermagem na saúde indígena foi representado estudos com o público alvo os adultos e idosos, a etnia com maior predominância apresentou a Kaingang. CONCLUSÃO: Esta revisão integrativa da literatura possibilitou a construção de uma síntese do conhecimento científico acerca do tema proposto. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: Esta pesquisa evidenciou carência de estudos com a população indígena e surgindo assim a necessidade de interesse ou inquietação por parte da Enfermagem, especificamente ao profissional Enfermeiro.


Referências:
Brasil. Fundação Nacional de Saúde. Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. 2 ed. Brasília: Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde, 2002. REIS, D.A. et al. Saúde do idoso no Brasil: revisão integrativa. Revista de Enfermagem da UFPE Online, Recife, v. 10, n. 8, p.3077-3089, ago. 2016.