Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1705


1705

EVIDÊNCIAS SOBRE A AUTONOMIA E INTEGRAÇÃO DOS USUÁRIOS TRANSEXUAIS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF)

Autores:
Denildo de Freitas Gomes (enffreitas@hotmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Martha Sauthier (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ; Graciele Oroski (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ; Enéas Rangel Teixeira (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)

Resumo:
RESUMO: Introdução: O objeto do estudo foi o reconhecimento dos usuários transexuais na assistência em saúde dentro da ESF. Objetivos: identificar as publicações indexadas em banco de dados; caracterizar essas produções e analisar os resultados com apoio teórico em Axel Honneth, oferecendo uma síntese dessas publicações. Metodologia: Revisão Integrativa da literatura, de cunho qualitativa e descritiva. A questão constituiu-se em quais são as evidências sobre vulnerabilidades e integração dos usuários transexuais para seu reconhecimento nos cuidados em saúde dentro da ESF? Resultados: As discussões versaram sobre modelo biomédico e invisibilidade desses usuários estigmatizados, perpassando pelo processo de trabalho deficitário, por falta de conhecimentos sobre questões socioculturais de gênero e técnicas. Conclusão: A realidade descrita é inversa à integralidade e equidade da assistência pretendida pelo Sistema Único de Saúde, expondo-os a riscos e aumentando a vulnerabilidade dos transexuais. Esses usuários com rótulos pré-determinados, integram uma comunidade em que a aceitação e convívio social dependem de mudança de paradigmas, primando por uma assistência isenta de juízo de valores ou morais, promovendo a autonomia sobre sua saúde. Contribuições: desvelar nuances relacionadas a discussões de gênero, apontar caminhos para o reconhecimento dos transexuais considerando suas especificidades na assistência em saúde e procurar trazer à tona conceitos significativos para a atualização sobre o reconhecimento do usuário transexual assistido na ESF. Descritores: Estratégia de Saúde da Família. Transexualismo. Pessoas transgênero.


Referências:
Referência Bibliográfica: 1-Honneth, A. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. (2011) São Paulo: Ed.34, 296p. 2-Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Política Nacional de Saúde Integral LGBT. Brasília: 2013.