Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1692


1692

DIVERSIDADE E CIDADANIA NA ESCOLA - relato de uma experiência de educação em saúde

Autores:
Arielle Cecile da Silva Firmino (ariellecsfirmino@hotmail.com) (Universidade Federal de Pernambuco) ; Constance Majoi Fabricio de Melo (Universidade Federal de Pernambuco) ; Vita Guimarães Mongiovi (Universidade Federal de Pernambuco) ; Vânia Pinheiro Ramos (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo:
Introdução: O programa de saúde na escola é uma parceria do Ministério da Saúde e da Educação com intuito de implementar projetos de saúde e educação integral para crianças e adolescentes, promovendo o enfrentamento à vulnerabilidades e favorecendo a formação dos estudantes baseada na cidadania e no fortalecimento dos seus direitos¹. Objetivos: Relatar experiências da prática educativa realizada através da oficina "Diversidade e cidadania na escola" em Recife-PE. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência derivado de projeto de pesquisa aprovado no comitê de ética mediante o parecer 1.571.472, realizado junto a 36 estudantes do 1º ano de uma Escola de Referência em Ensino Médio, no período de agosto a dezembro de 2016. Resultados: Durante a vivência prática desenvolveu-se um projeto educacional em saúde voltada à diversidade sexual e cidadania, fundamental para a promoção da saúde dos adolescentes. Foram realizadas atividades através de discussões, dinâmicas, jogos, vídeos e debates, ampliando o conhecimento teórico dos alunos, tornando-os mais seguros sobre o assunto e influenciando positivamente em sua convivência social. Conclusão: A oficina enriqueceu educacionalmente aos envolvidos acerca das questões de gênero, diversidade sexual e cidadania, mostrando-se necessária também como atividade extracurricular voltada a práticas de educação em saúde na escola. Contribuições de enfermagem: Contribuiu positivamente para a formação acadêmica levando o profissional de enfermagem ao conhecimento de determinantes sociais de saúde, decorrente da sua vivencia em comunidade, favorecendo a assistência integral e prestação de cuidado imparcial desprovido de preconceitos. Descritores: Educação em saúde; Saúde do adolescente; Sexualidade.


Referências:
1. MINISTÉRIO DA SAÚDE/Ministério da Educação (Brasil). Secretaria de atenção à saúde, Departamento de atenção básica. Instrutivo PSE- Programa de saúde na escola. Brasília - DF, 2011. 2. NATARELLI TRP, BRAGA IF, OLIVEIRA WA, SILVA MAI. O impacto da homofobia na saúde do adolescente. Esc Anna Nery. 2015;19(4):664-670.