Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1689


1689

Instrumentos para avaliar a alfabetização em saúde no contexto brasileiro: uma contribuição para a enfermagem

Autores:
Andreivna Kharenine Serbim (kharenine@gmail.com) (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Lisiane Manganelli Girardi Paskulin (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo:
Introdução: A alfabetização em saúde é um termo relativamente novo tanto na realidade brasileira quanto no contexto da promoção da saúde. Um dos conceitos propostos a define como o grau em que as pessoas estão aptas para acessar/buscar, entender, avaliar e comunicar informações de saúde, a fim de manter e promover a saúde ao longo da vida1. A alfabetização em saúde pode ser considerada como um resultado da educação em saúde2. Pessoas com baixos níveis de alfabetização em saúde têm grande dificuldade em realizar o autocuidado na presença de danos crônicos, possuem altas taxas de internação hospitalar e de mortalidade precoce 3-4. O uso de um instrumento que avalie a alfabetização em saúde pode trazer subsídios para o planejamento do cuidado da população. Objetivos: Identificar na literatura científica os instrumentos disponíveis no contexto brasileiro para a avaliação da alfabetização em saúde. Métodos: Revisão integrativa de literatura5 nas plataformas Embase, PubMed e BVS-Lilacs no período de janeiro a julho de 2017. Os descritores/mesh terms utilizados nas plataformas foram "health literacy" and "questionnaires". Resultados: Foram encontrados cinco artigos sobre instrumentos disponíveis para o contexto brasileiro, um deles com abordagem qualitativa, três com uma abordagem quantitativa e outro na perspectiva de teste de rastreamento da alfabetização em saúde. Os instrumentos abordavam a avaliação da leitura, do numeramento, da comunicação verbal, da compreensão e da avaliação das informações em saúde de adultos, idosos e pessoas com doenças crônicas. Conclusões: Os instrumentos disponíveis para o contexto brasileiro podem proporcionar a avaliação da alfabetização em saúde, ampliando as estratégias de cuidados e educação em saúde para a população. Implicações para a enfermagem: Os instrumentos identificados podem contribuir para a prática do enfermeiro, que tem um papel essencial em promover a alfabetização em saúde, sendo uma das consequências das ações de promoção da saúde realizadas na comunidade.


Referências:
1 - BEGORAY, D. L.; KWAN, B. A Canadian exploratory study to define a measure of health literacy. Health Promotion International, Oxford, v. 27, no. 1, p. 23-32, 2012. 2 - NUTBEAM, D. Health literacy as a public health goal: a challenge for contemporary health education and communication strategies into the 21st century. Health Promotion International, Oxford, v. 15, no. 3, p. 259-267, 2000. 3 - HARDIE, N. A et al. Health literacy and health care spending and utilization in a consumer-driven health plan. Journal of Health Communication, v. 16 Suppl 3, no. June 2015, p. 308-21, 2011. 4 - BOSTOCK, S.; STEPTOE, A. Association between low functional health literacy and mortality in older adults: Longitudinal cohort study. BMJ (Online), United Kingdom, v. 344, no. 7852, 2012. 5 - MENDES, K. S; SILVEIRA, R.C.C.P; GALVÃO, M.C. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2008;17(4):758-64.