Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1684


1684

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA INCIDÊNCIA DE TUBERCULOSE COM ASSOCIAÇÃO A FATORES DE RISCO E PERFIL DE INFECTADOS EM PARAGOMINAS-PA

Autores:
Alessandra Cordeiro Sousa (lekaonco2014@gmail.com) (Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará) ; Jessica Lais Monteiro dos Santos (Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará) ; Dina Santos Fonseca (Universidade da Amazônia - UNAMA) ; Marcio Lelis Dias de Vilhena Erenilton (Universidade Federal do Pará) ; Erenilton Vieira dos Santos (Universidade Federal do Pará) ; Rogério Valois Laurentino (Universidade da Amazônia - UNAMA)

Resumo:
Introdução: A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, que mata milhões de pessoas por ano em todo o mundo, transmitida principalmente pelo ar, é causada por uma bactéria aeróbia, o Mycobaterium tuberculosis, tem distribuição mundial ampla em função do estilo e condições de vida das pessoas. Objetivo: Conhecer a incidência de Tuberculose e associar os fatores de risco e perfil de infectados. Metodologia: abordagem epidemiológica descritiva observacional transversal e analítica de perfis e número de ocorrências de pessoas atingidas por tuberculose no município de Paragominas-Pará, no período de 2011 a 2015. Resultados: Constatou-se uma ocorrência de 209 casos de infectados no período em estudo: 21 (10,05%) são casos de coinfectados TB/HIV e a maior ocorrência da doença prevaleceu sobre o sexo masculino com 130 casos (62,20%), e na faixa etária entre 20 a 49 anos. Neste período, houveram 11 mortes (5,26%), o que representa uma taxa de mortalidade de 10,67/100.000 hab. O número de abandonos foi de 22 casos (10,53%) e o de cura, de 105 casos (50,24%). Conclusão: Os resultados obtidos, indicam que esta patogenia está longe de ser erradicada da sociedade e mostram que mesmo cidades como Paragominas, com médio padrão de saneamento básico e de saúde, cuja população tem uma boa qualidade de vida e condição socioeconômica, também está suscetível e vulnerável ao bacilo de Koch. Contribuições ou implicações para a Enfermagem: este trabalho contribui para o conhecimento da realidade da prevalência de Tuberculose no município.


Referências:
Referências: BARBOSA, Isabelle R.; COSTA, Iris C Clara. Estudo epidemiológico da coinfecção tuberculose- HIV no Nordeste do Brasil. Rev. Pat. Trop..2012 BERGAMIN, Maxiely Scaramussa. Paragominas: a experiência para se tornar um município verde na Amazônia. 1 ed. Belém. Marques Editora. 2015. 156 p.