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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1672


1672

Estado Democrático: contribuições da enfermagem para garantia dos direitos à Saúde Pública

Autores:
Mleudy Layenny da Cunha Leite (mlc_fesp@hotmail.com) (Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - FENSG-UPE) ; Eunice Beatriz da Silva Freitas (Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - FENSG-UPE) ; Itamar Lages (Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - FENSG-UPE) ; Cecília Danielle Bezerra Oliveira (Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - FENSG-UPE) ; Jéssika Naiara Lopes Pereira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINA GRANDE-UEPB) ; Inácia Sátiro Xavier de França (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINA GRANDE-UEPB)

Resumo:
O Estado Democrático estabelecido no Brasil após a Ditadura Militar e a Reforma Sanitária proporcionaram a participação da sociedade na formulação das políticas de saúde com a elaboração de leis e práticas democráticas nos serviços. A pesquisa teve como objetivo identificar as contribuições da enfermagem para o Estado Democrático e a garantia dos direitos na saúde pública,, identificar as revistas e anos de publicação. Revisão integrativa, com os seguintes descritores: Política, Enfermagem e Democracia. A coleta de dados foi realizada na base de dados Scielo, da Biblioteca de Saúde, LILACS, BDENF e Pubmed. A pesquisa foi realizada no mês de dezembro de 2016. Os artigos que compuseram o estudo foram analisados a partir da pergunta condutora: qual a contribuição da enfermagem para o exercício da democracia? Como resultados foram encontrados 5 artigos, publicados nos anos: 2001, 2009, 2010, 2012 e 2015. As ações de enfermagem encontradas foram: o trabalho de orientação e empoderamento do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) em relação as suas necessidades e seus direitos garantidos na Constituição Brasileira, identificou-se a relevância da Educação Popular em Saúde, formação do profissional através do ensino de maneira significativa com a inserção de disciplinas humanísticas, participação nas Conferências e Conselhos de saúde e órgãos de classe. Em outro estudo é destacado a influência do tipo de governo existente nos currículos de ensino da enfermagem, como na Espanha com a adição da humanística e da antropologia no currículo facilitou uma compreensão holística que coincide com o período de democracia. Deste modo é importante o protagonismo do docente durante sua formação com execução de ações reflexivas e críticas na formação deste para atuação profissional democrática. Contribuições para a Enfermagem: participação ativa da profissão no empoderamento e educação do cidadão seja individual ou coletiva para a garantia dos direitos à saúde pública.


Referências:
1. Leal David H.M.S.; Acioli S. Acesso universal em saúde e os desafios para a enfermagem brasileira em uma conjuntura de crise. Rev enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2015; 24(1). 2. David HMSL, Bonetti OP, Silva MRF. A Enfermagem Brasileira e democratização da saúde: notas sobre a Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Rev Bras Enferm. Brasília, 2012. [acesso em: 20 de dez, 2016] Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v65n1/26.pdf 3. Mishima SM et al; Maria Cecília Puntel de Almeida: a trajetória de uma protagonista da enfermagem brasileira.Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2009 4. Concepções de saúde na educação em enfermagem. Claúdia Regina Lima Duarte da Silva. Curitiba: Appris, 2014 - 1.ed. 5. Siles J; Solano-Ruiz MC; Freitas GF; Oguisso T. Political Systems and the Perspective on Nursing Education during the Spanish Transition (from the Franco Regime to Democracy). A Contribution based on Nursing History. CHIA, Colombia, 2010. Vol 10. Nº 3