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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1671


1671

PPPC do Curso de Enfermagem UEFS e sua Aderência com a DCN

Autores:
Maryane Brito Macêdo (maryanemacedo@hotmail.com) (Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS) ; Glêcia Carvalho Santana (Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS) ; Matheus Moreira de Souza (Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS) ; Carmen Liêta Ressurreição dos Santos (Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS)

Resumo:
Introdução: O Projeto Político Pedagógico do Curso (PPPC) é o instrumento que deve ser construído coletivamente, centrado no discente como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como mediador do processo ensino e aprendizagem. O PPPC deverá buscar a formação integral e adequada dos discentes através de uma articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão/assistência. (BRASIL, 2001). Objetivo: Descrever a adesão do PPPC de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) com a Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Metodologia: Trata-se de uma análise documental utilizando como fonte o PPPC do curso de graduação de Enfermagem da UEFS e a DCN do curso através da categorização, cruzamento e interpretação dos dados encontrados. Resultados e discussões: Desde a implantação do curso foram realizadas 5 reestruturações do PPPC, a última foi em 2013, onde ocorreram mudanças na carga horária total de 4.130 para 4.160 horas, e outras alterações conforme a resolução CNE/CES N°3. O curso apresenta diversos cenários de ensino e aprendizagem com atividades de prática na atenção básica, média e alta complexidade e outros espaços de acordo com a necessidade da população o que possibilita o desenvolvimento de ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde. Os discentes são estimulados na perspectiva da equipe multiprofissional, principalmente através das ações de pesquisa e extensão que favorece a tomada de decisões. Considerações finais: O Projeto Político Pedagógico do curso de Enfermagem ao ser analisado juntamente com as DCN apresenta aderência e necessita de atualização.


Referências:
Referências: BRASIL. Resolução nº 03, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. 7 de nov. 2001. Universidade Estadual de Feira de Santana. Projeto Políticio-Pedagógico do Curso de Enfermagem. 2015.