Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1665


1665

Práticas de empoderamento no contexto da enfermagem

Autores:
Lina Karina Bernal Ordoñez (linakarina55@gmail.com) (Universidade Federal de São Carlos) ; Cássia Irene Spinelli Arantes (Universidade Federal de São Carlos) ; Maria Cristina Muñoz Muñoz (Universidade Federal de São Carlos)

Resumo:
Introdução: Empoderamento significa a criação de condições e capacidades para superar as dificuldades que limitam a livre expressão dos indivíduos na procura de realização das suas próprias escolhas, por meio de um pensamento crítico-reflexivo sobre a realidade. Objetivo: Identificar na literatura científica, práticas promotoras de empoderamento no contexto da enfermagem. Metodologia: revisão integrativa da literatura nas bases de dados: MEDLINE, LILACS, BDENF e na biblioteca eletrônica SciELO, realizado em abril de 2017. Os critérios de inclusão foram: artigos originais, disponíveis na integra e publicados nos últimos cinco anos, em inglês, português e espanhol. Os descritores utilizados na busca foram: "empoderamento" AND "saúde". Resultados: Ao total, 1.183 artigos foram identificados, dos quais 32 atenderam os critérios de busca. As práticas promotoras de empoderamento identificadas foram: encontros e oficinas de terapia comunitária, automassagem, jogos interativos, educação em saúde, acolhimento, teatro, intersetorialidade, horta comunitária, participação em conselhos e conferências de saúde, valorização e autonomia profissional no ambiente de trabalho. Conclusões: Foram identificadas diversas práticas de empoderamento no contexto da enfermagem o que vislumbra a possibilidade de ampliação de perspectivas e caminhos para o planejamento e desenvolvimento de novas formas de se promover saúde e cidadania. Contribuições: Os resultados desta pesquisa podem contribuir na organização e elaboração de novas estratégias promotoras de saúde que visem ao empoderamento/libertação de coletivos no âmbito da saúde, potencializando a concretização do princípio democrático do SUS e a sustentabilidade das ações em saúde.


Referências:
ROMANO JO. Empoderamento: recuperando a questão do poder no combate à pobreza. In: Romano JO, Antunes M, organizadores. Empoderamento e direitos no combate à pobreza. Rio de Janeiro: ActionAid Brasil; 2002. MENDES KDS, Silveira RCPC, Galvão CM. Revisão Integrativa: Método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na Enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2008.