1657 | A (des)construção política do estudante de enfermagem: percepções quanto ao processo ensino-aprendizagem construído de forma participativa | Autores: Isabela Cristina Nogueira (n.isabela07@gmail.com) (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP) ; Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP) |
Resumo: Introdução: A construção do "paradigma dominante" se faz presente no atual cenário do processo ensino-aprendizagem em todos os níveis educacionais. Porém, a sociedade atual necessita da emersão de um paradigma social. Essa necessidade pode ser observada no Projeto Político Pedagógico da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP tem foco na formação de um sujeito capaz de reconhecer a estrutura, expressão e formas de organização social, baseando a formação nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivos: Analisar a experiência de uma disciplina de formação política oferecida pelo Centro Acadêmico, além de levantar dados quanto à importância da formação política básica nos cursos de Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo-explicativo, composto por três métodos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e observação participante. Resultados: A literatura demonstra que é necessária uma quebra do paradigma hegemônico para a formação de um profissional crítico-reflexivo. Para tanto, é necessária a revisão das metodologias de ensino-aprendizagem. Conclusões: Há uma fronteira prevalente delimitando a hegemonia do saber científico clássico, porém permeada por uma insatisfação para com esse paradigma e a preocupação de ampliar o diálogo entre ciência e sociedade. Contribuições para a Enfermagem: As transformações pedagógicas para a enfermagem levarão à reflexão sobre situações complexas possibilitando a superação de obstáculos cotidianos da profissão.
Referências: Referências: SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. Cortez, 2005. |