Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1656


1656

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO HOSPITAL: AÇÕES PARA MINIMIZAÇÃO DOS RISCOS DE INFECÇÃO EM PORTADORES DE CÂNCER E NO TRABALHADOR DA SAÚDE

Autores:
Irene de Jesus Silva (irenej_silva@yahoo.com.br) (Universidade Federal do Pará) ; Jonathan Douglas Pinheiro Sampaio (Universidade Federal do Pará) ; Syanne Aline Alves (Universidade Federal do Pará) ; Wélida Torres da Silva (Universidade Federal do Pará) ; Milena Giselle Sousa de Almeida (Universidade Federal do Pará) ; Amalia Dayane Queiroz da Cruz1 (Universidade Federal do Pará)

Resumo:
Introdução: A Educação em Saúde deve ser vivenciada e compartilhada pelos trabalhadores da área. A infecção hospitalar ou Infecção Relacionada à Assistência à Saúde constitui problemas de saúde pública, atinge, sobretudo, a oncologia, com morbidade e mortalidade, comprometendo a segurança em saúde (INCA, 2015). Objetivo: Promover educação em saúde para profissionais de enfermagem sobre ações de prevenção e controle de infecções hospitalar em portadores de câncer e no trabalhador da saúde. Metodologia: Estudo exploratório, quantitativo, desenvolvido por acadêmicos e docentes de enfermagem, em um hospital de Belém pelo projeto de extensão PIBEX, UFPA. Realizado em duas etapas: avaliação do conhecimento dos profissionais através de questionário e após, realização de ações educativas. Participaram do estudo 100 profissionais de enfermagem, sendo 70% de técnicos de enfermagem e 30% enfermeiros. Resultados: Verificamos que 75% dos profissionais detinham conhecimentos deficientes acerca das principais infecções e certo desconhecimento das principais medidas de prevenção. Após a ação, verificamos que 98% dos profissionais tiveram rendimento satisfatório em relação à temática abordada. Conclusão: através das atividades educativas os profissionais mostraram compreensão das informações transmitidas, e a necessidade de educação continuada o que contribui para a construção de uma sociedade ética e democrática pelas instituições de saúde. Descritores: Enfermagem, Infecção Hospitalar, Saúde do trabalhador.


Referências:
1. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Série: Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde. Brasília: 2017. 2. INSTITUTO NACIONAL DO CÃNCER (BRASIL). Estimativa do câncer para 2006/2017. Rio de Janeiro. 2015.