Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1654


1654

PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUS: IMPLANTAÇÃO DE FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO PARA OS USUÁRIOS

Autores:
Indira Silva dos Santos (indirafla18@gmail.com) (Universidade Federal do Amazonas) ; Tamiris Moraes Siqueira (Universidade Federal do Amazonas) ; Gisele Reis Dias (Universidade Federal do Amazonas)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O controle social na gestão da saúde é previsto pela Constituição Federal de 1998, em seu artigo 198, que trata das diretrizes do SUS: descentralização, integralidade e a participação da comunidade (ROLIM;CRUZ;SAMPAIO, 2013). OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no estágio de saúde coletiva à luz da participação e controle social. MÉTODO: Utilizou-se como método tecnologia leve por meio de uma caixa de sugestão, confeccionada a partir dos seguintes materiais: papelão e recortes de revistas e jornais. A ferramenta foi formulada contendo palavras instigadoras como: mudança, saúde e inovação. Para o auxílio dos usuários, foi elaborado um instrumento com respostas fechadas que identificassem o nível de satisfação dos usuários para avaliação da estratégia de saúde. Posteriormente, foi realizado educação permanente com as equipes de saúde da Unidade Básica de Saúde, momento em que se explicou a importância da utilização e incentivo aos usuários na construção e avaliação da unidade de saúde. RESULTADOS: Os usuários e as equipes da UBS realizaram a implementação da caixa, deixando diariamente suas recomendações e propostas. CONCLUSÃO:A caixa de sugestão aproxima o usuário da Unidade Básica de Saúde, possibilitando a produção de vínculo, responsabilização, satisfação e participação social. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM:A gestão participativa é um potente instrumento para a participação social e humanização dos serviços de saúde, baseando-se na escuta do usuário e identificação de suas necessidades (ROLIM;CRUZ;SAMPAIO, 2013).


Referências:
REFERÊNCIAS: ROLIM, L.B. ; CRUZ, R.S.B.L.C.; SAMPAIO, K.J.A.J. Participação popular e o controle social como diretriz do SUS: uma revisão narrativa. Revista Saúde em Debate. Rio de Janeiro, v. 37, n. 96, jan./mar. 2013. v