Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1652


1652

CORAL EM LIBRAS: DESPERTANDO PARA A NECESSIDADE DA INCLUSÃO NA ENFERMAGEM

Autores:
Gabriela Katrinny Avelar Oliveira (gabrielakatrinny@hotmail.com) (Universidade Federal de Goiás- Regional Jataí) ; Sarah Gomes Rodrigues (Universidade Federal de Goiás- Regional Jataí) ; Andryelle Freitas de Rezende (Universidade Federal de Goiás- Regional Jataí) ; Marise Ramos de Souza (Universidade Federal de Goiás- Regional Jataí) ; Cristiane José Borges (Universidade Federal de Goiás- Regional Jataí)

Resumo:
Introdução: Indivíduos com deficiência auditiva (DA) ao buscarem atendimentos nas instituições de saúde encontram inúmeras dificuldades para comunicarem-se com profissionais destes serviços (DANTAS, 2014), em particular os que compõem a equipe da enfermagem. Emergindo assim, a relevância de instigar os graduandos em enfermagem a desenvolverem ações que envolvam o ensino e aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na graduação. Objetivo: Demonstrar aos docentes e discentes do Curso de Graduação em Enfermagem a primordialidade de se comunicarem com DA por meio da libras. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a organização de um coral composto por 12 bolsistas e um voluntário do Programa de Educação Tutorial - PET Enfermagem UFG- Regional Jataí. Para o desenvolvimento das atividades do coral estabeleceu-se uma parceria com os professores do Núcleo de Acessibilidade da UFG, a fim de que esses instrumentalizassem os integrantes para a utilização adequada dos sinais. Resultados: O coral em libras apresentou o Hino Nacional Brasileiro na abertura da IX Semana de Enfermagem. Participaram do evento 160 pessoas, as quais demonstraram interesse pela exposição, além de se sentirem entusiasmados em aprender a linguagem de sinais. Conclusão: O coral em libras foi o primeiro movimento extensionista dentro do curso de enfermagem- UFG- Regional Jataí na perspectiva de incluir na formação desses profissionais a assistência aos usuários com DA. Contribuições ou Implicações para a Enfermagem: Motivar os profissionais da área da saúde a buscarem o embasamento teórico/ prático relacionado à libras, visando o desenvolvimento de habilidades para atender o DA, com vistas na humanização e na qualidade da assistência.


Referências:
DANTAS, T. R. de A. et.al. Comunicação entre a equipe de enfermagem e pessoas com deficiência auditiva. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, v. 22:(2), p.169-174, mar./abr. 2014.