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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1643


1643

Formação político e protagonismo: A experiência do Comitê Estudantil da ABEn-DF.

Autores:
Allan Willis Albernáz Vasconcellos (allan.willis.a@gmail.com) (Escola Superior de Ciências da Saúde) ; Djair Soares de Farias (Centro Universitário do Distrito Federal) ; Andressa Lorrana de Jesus (Escola Superior de Ciências da Saúde) ; Hemerson da Silva Cruz (Centro Universitário UNIEURO do Distrito Federal) ; Rodrigo de Araújo da Silva (Centro Universitário Planalto do Distrito Federal)

Resumo:
Título: Formação político e protagonismo: A experiência do Comitê Estudantil da ABEn-DF; Introdução: A década de 80, no Brasil, foi marcada pelo movimento de redemocratização, contando ativamente com o protagonismo de trabalhadores e estudantes, os quais, contribuíram para o fortalecimento de movimentos sociais, no âmbito das instituições, destaca-se, no âmbito da enfermagem, o Movimento Participação na Associação Brasileira de Enfermagem, que visava uma gestão participativa, inclusão de discussões político-profissionais e na formulação de políticas públicas. Desde a criação da ABEN sempre foi presente o protagonismo dos estudantes de enfermagem no processo de construção e consolidação da entidade. Objetivo: Relatar o processo de criação do Comitê estudantil da ABEn Seção Distrito Federal; Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciado pelos estudantes sócios da ABEN DF. O período fundação se deu a partir de agosto de 2015 a maio de 2017; Resultados: O processo de construção iniciou-se com um grupo de estudantes discutindo as formas de organização dentro da entidade e com efetiva mobilização dos mesmos, resultando na ocupação dos espaços deliberativos da categoria: Participação em conselhos de saúde, ações estratégicas de mobilização, debates levados à debates na Câmara Legislativa do DF, ações de prevenção e proteção da saúde para a população; Conclusão: A criação do COEST é importante para a formação do profissional de enfermagem com ênfase no protagonismo, organização e formação político social. Contribuições para enfermagem: A construção do comitê estudantil permite apropriação dos estudantes de enfermagem para atuar de forma efetiva em defesa de uma sociedade democrática, equânime e participativa com desenvolvimento de uma postura critico reflexiva. Descritores: Estudantes de enfermagem; Participação cidadã; Associações profissionais.


Referências:
Referências: ALBUQUERQUE, G. de L; PIRES, D. E. de P. O movimento participação (MP): uma contribuição à história da enfermagem brasileira. Rev. Bras. Enfermagem, Brasília, v. 54, n. 2, p. 1 74-1 84, abr./jun. 2001.