Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1642


1642

POLÍTICA EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DO MESTRADO EM ENFERMAGEM

Autores:
Aline Di Carla Laitano (alinelaitano@yahoo.com.br) (Universidade Federal da Bahia) ; Juliana Costa Ribeiro (Universidade Federal da Bahia) ; Vanêska Brito Ferreira (Universidade Federal da Bahia) ; Victor Porfírio Ferreira Almeida Santos (Universidade Federal da Bahia) ; Miller Fontes Brandão (Universidade Federal da Bahia)

Resumo:
Introdução: A formação em saúde exige modelos de ensino que favoreçam o desenvolvimento da dimensão política nos profissionais. Assim, a prática educativa deve preparar os sujeitos para refletir, compreender e atuar de forma transformadora nos problemas de saúde da população. Objetivo: Descrever os contributos da disciplina "Políticas de Saúde" para a formação de discentes do mestrado em enfermagem. Metodologia: Relato de experiência de discentes da disciplina obrigatória "Políticas de Saúde", cuja carga horária foi de 68 horas, cursada entre novembro/2016 a abril/2017, no Mestrado em Enfermagem de uma universidade pública da Bahia. Nas aulas iniciais, discutimos sobre conceitos básicos de política, e na sequência, focamos a área da saúde. Foram também identificadas as políticas públicas relacionadas aos objetos de pesquisa dos alunos desta turma, que foram abordadas durante a disciplina. Resultados: Cursar esta disciplina evidenciou a relevância do engajamento político para além das questões específicas da enfermagem. A reflexão proporcionada aproximou os estudantes de realidades até então desconhecidas, focando em políticas de saúde específicas; e aprimorou a comunicação, autonomia, criatividade, responsabilidade social e compromisso com a cidadania. Conclusão: A disciplina "Políticas de Saúde" proveu nos estudantes a criticidade e permitiu um salto reflexivo que ultrapassou a mera descrição das políticas públicas de saúde no Brasil, oportunizando contextualizações fundamentadas na realidade social e sanitária, assim como críticas e reflexões concernentes aos entraves e perspectivas do sistema público de saúde brasileiro. Contribuições para a enfermagem: Discussões que despertem a mobilização política, em prol de uma formação crítica, reflexiva, cidadã e participativa são determinantes para a consolidação da enfermagem como ciência e profissão.


Referências:
Meira MDD; Kurcgant P. O desenvolvimento de competências ético-políticas segundo egressos de um Curso de Graduação em Enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2013;47(5):1211-18.