Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1630


1630

VISITAS A CLÍNICAS DE HEMODIÁLISE COMO OPORTUNIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM APLICADA A ENFERMAGEM.

Autores:
Walquirya Maria Pimentel Santos Lopes (walquirya@hotmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ/CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS) ; Victorugo Guedes Alencar Correia (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ) ; Anne Lívia Cavalcante Mota (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ) ; Eduardo de Oliveira Martins Dantas (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ) ; Francisco José de Araújo Filho (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ) ; Olívia Dias de Araújo (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ)

Resumo:
Introdução: Insuficiência Renal Crônica (IRC) é quando alguma condição de saúde prejudica a função dos rins com destruição irreversível dos néfrons, ocasionando a diminuição de filtração glomerular. A hemodiálise é um tratamento, no qual permite remover toxinas e excesso de água do organismo. Objetivo: Apresentar a experiência em clínicas de tratamento hemodialítico em um município do Piauí. Metodologia: Aborda visitas a clínicas de hemodiálise de Picos-PI, realizadas em maio e junho de 2017. Para a realização do presente trabalho, realizou- se antecipadamente uma discussão sobre IRC e em seguida os discentes junto com a docente conheceram como funcionam as sessões do tratamento nas clínicas e atividades desenvolvidas pela a equipe de enfermagem. Resultado: Foi visto que os pacientes realizam três sessões de hemodiálise por semana com duração de 4h, mas de acordo com as peculiaridades de cada um, esse parâmetro pode variar. Observou- se que eles podem sofrer sintomas como disfunção da pressão arterial e desmaios. As atividades de enfermagem realizadas foram aferições de Sinais Vitais, pesagem dos pacientes, trocas de curativos do cateter pela a enfermeira do setor e administração de medicamentos, além da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Conclusão: As práticas realizadas despertam um maior interesse pela a enfermagem, pois foram oportunidades relevantes de ver como funciona o tratamento, dando auxilio, transmitindo segurança ao paciente melhorando a qualidade de vida. Implicações para a enfermagem: A enfermagem pode desempenhar funções fundamentais na assistência, pois o profissional desta área é o que está mais frequentemente em contato com o paciente, observando mudanças e necessidades de uma intervenção adequada.


Referências:
MEDEIROS, N. H. et al. A insuficiência renal crônica e suas interferências no Atendimento odontológico - revisão de literatura. Rev. Odontol., v.26, n.3, p.232- 242, 2014.