Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1627


1627

PROCESSO DE ENFERMAGEM:uma visão holística

Autores:
Wagner Alves dos Santos (wagneralvesmsn@hotmail.com) (FACULDADE CESMAC DO SERTÃO) ; Gabriela Karla Santos Silva (FACULDADE CESMAC DO SERTÃO) ; Dhayane Magalhães Bastos (FACULDADE CESMAC DO SERTÃO)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O Processo de Enfermagem destaca-se como uma tecnologia do cuidado que orienta a sequência do raciocínio lógico e melhora a qualidade do cuidado por meio da sistematização da avaliação clínica, dos diagnósticos, das intervenções e dos resultados de Enfermagem. A sistematização da assistência de enfermagem para com o paciente torna-se dentro da enfermagem moderna uma eficiência e democracia muito importante para a continuidade do cuidado holístico e cientifico. OBJETIVO: Demonstrar a sistematização da assistência de enfermagem, em uma visão holística e democrática para a ciência contemporânea. METODOLOGIA: Este trabalho trata-se de uma revisão da literatura. Utilizando, artigos publicados disponíveis nas seguintes bases de dados: SCIELO, MEDLINE, DeCS, GOOGLE ACADÊMICO, BIREME, PUBMED complementada a partir dos escritos. Descritores: processos de enfermagem, assistência de enfermagem, diagnósticos de enfermagem. IMPLICAÇOES PARA A ENFERMAGEM: O processo de enfermagem norteador da assistência da enfermagem contemporânea, que utilizamos como instrumentos, NANDA , NIC,NOC. Norteia a segurança para com a qual assistimos nosso paciente diante destas classificações, tornando assim a nossa assistência mais aperfeiçoada, sistemática e científica. Pois é importante para mediar um olhar holístico, ou seja ver o ser humano por inteiro não só a doença, que engloba sermos cuidadosos para assim reinserimos nosso cliente/paciente, as suas atividades diárias, com segurança, aumentando a abrangência de nossa assistência, de que maneira, implementando ao paciente orientações, esclarecendo questionamentos, educando e assim prevenindo uma possível volta do cliente para a unidade, onde este é nosso objetivo, tornando assim nossa assistência ainda mais universal, e igualitária perante nossa sociedade moderna.


Referências:
Bottura A.Acta Paul Enferm. Classificaçoes de diagnósticos e intervenção de enfermagem NANDA-NIC. 2009,vol (22):864-7. Mendonça F, Corrêa K, Vilani C, Macedo R, Silva F, Sousa C.Rev Bras Enferm. Aplicabilidade da CIPE fundamentada na teoria da modelagem e modelagem papel. Maio-jun, 2014;67 vol (3):438-42.