Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1622


1622

TEORIAS DE ENFERMAGEM: A UTILIZAÇÃO NA PRÁTICA CLÍNICA DO ENFERMEIRO

Autores:
Vívian Mayara da Silva Barbosa (vivianmayarabarbosa@gmail.com) (cesmac) ; Amanda Cavalcante de Macêdo (uncisal) ; Anna Paulla Leite Costa (cesmac) ; Carla Adriana da Silva Gouveia (cesmac) ; Nathalia Lima da Silva (cesmac) ; Dariane Vieira Rocha (cesmac)

Resumo:
Introdução: para se consolidar como ciência, a profissão tem-se utilizado de métodos que favoreçam a sistematização de sua prática, através, por exemplo, do Processo de Enfermagem (PE) ancorado em teorias de enfermagem1. Objetivo: analisar como os enfermeiros utilizam teorias de enfermagem à sistematização de sua prática clínica. Descrição Metodológica: revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados LILACS, BDENF e SciELO, de onde foram selecionados 19 artigos que compuseram a amostra. Resultados: em 79% dos artigos analisados foi enfatizada a necessidade de utilizar um modelo teórico para implementar o Processo de Enfermagem, sendo as mais utilizadas a Teoria da Adaptação de Callista Roy e a de Jean Watson, ambas utilizadas para a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em 15,7% da amostra. Dentre os ambientes foco de sua utilização, destaca-se o hospitalar com 52%, a atenção primária com 21% e o domiciliar com 15%. Identificou-se uma convergência entre os estudos analisados a respeito da sistematização da assistência de enfermagem constituir-se em um instrumento fundamental no trabalho do enfermeiro, o qual tem sido descrito como potencializador para uma a prática assistencial qualificada, permitindo a valorização do seu fazer. Conclusão: apesar da enfermagem brasileira ser considerada uma das maiores produtoras de publicações científicas na atualidade, contempla-se ainda uma baixa utilização de teorias de enfermagem aliadas à sistematização do seu fazer específico. Contribuições ou implicações para a enfermagem: o aprofundamento teórico do profissional embasa seu fazer cotidiano, assegurando uma assistência segura para ambos.


Referências:
1. Coelho Manuela de Mendonça Figueirêdo, Miranda Karla Corrêa Lima, Guedes Maria Vilaní Cavalcante, Monteiro Ana Ruth Macêdo, Silva Lúcia de Fátima da, Leite Ana Claúdia de Souza. Aplicabilidade da CIPE® fundamentada na teoria da modelagem e modelagem de papel. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2014 Jun [citado 2017 May 17] ; 67( 3 ): 438-442. Disponível em: