Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1619


1619

Enterobacter aerogenes: identificação de genes de virulência e sua relevância para prevenção e controle de infecções.

Autores:
Vitória Rejane de Lira Ferreira (vicklira7@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas-UNCISAL) ; Maria Vitória dos Santos Conceiçao (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas-UNCISAL) ; Larissa Caína Barbosa de Azarias (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas-UNCISAL) ; Joyce Santos Barros (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas-UNCISAL) ; Isaías Vicente Santos (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas-UNCISAL) ; Adriane Borges Cabral (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas-UNCISAL)

Resumo:
Enterobacter aerogenes, bactéria da ordem enterobacter é considerada um patógeno oportunista que está comumente associado a infecções que atingem diversos sistemas do organismo humano com seus mecanismos de virulência que a torna capaz de agredir as células hospedeiras. Dentre os principais fatores de virulência identificados nesta espécie, destacam-se os mecanismos de adesão celular, liberação de toxinas, captura de ferro por meio de sideroforos e formação de colônias bacterianas. O objetivo deste trabalho foi identificar os fatores de virulência de um isolado de Enterobacter proveniente de colonização de paciente internado na unidade de terapia intensiva. Após a obtenção do material genético do isolado, foi montada uma biblioteca de DNA que foi usada para o sequenciamento genômico do isolado. Após comparações, alinhamentos, montagem e anotação dos genes, foi realizada uma análise individual dos genes, com a finalidade de identificar os genes envolvidos com a virulência do isolado. Através desta análise foi possível identificar mais de cento e trinta genes ligados a fatores de virulência. Desta forma este trabalho visualizou a grande capacidade deste patógeno causar infecções. Para a enfermagem e toda a equipe de saúde este trabalho serve de alerta a fim de evitar a proliferação especialmente em ambiente hospitalar de patógenos com alto poder de ocasionar infecções. Como também desenvolver ações para o controle e prevenção de infecções hospitalares, através das boas práticas de saúde. Palavras-chave: Bactéria. Virulência. Infecção.


Referências:
Murray, PR. Rosenthal KS. Pfaller, MA. Microbiologia médica. Editora Elsevier 6º edição 2010. Davin-Regli A, Pagès J-M. Enterobacter aerogenes and Enterobacter cloacae; versatile bacterial pathogens confronting antibiotic treatment. Frontiers in Microbiology, v.6, 2015.