Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1615


1615

PREVALÊNCIA DE TABAGISMO ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Autores:
Vilmar Manzoni (manzoni123@gmail.com) (Faculdades Integradas de Taquara) ; Edna Thais Jeremias Martins (Faculdades Integradas de Taquara)

Resumo:
Introdução: O tabagismo é considerado uma doença, conforme CID-10, além ser um grave problema de saúde pública no Brasil, em termos de morbidade, mortalidade, ainda gera custos significativos ao sistema de saúde pública. Objetivo: Verificar a prevalência e conhecimento sobre o tabagismo entre estudantes de enfermagem. Identificar a forma de tabagismo mais utilizada. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa. A amostra do estudo foi constituída por estudantes de enfermagem do curso de graduação, matriculados no segundo semestre de 2016 de uma faculdade do Sul do Brasil. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FACCAT. Os dados foram coletados através de um questionário autoaplicável, sendo preenchido de forma anônima e voluntária. O questionário incluía questões sócias demográficas e econômicas, além de questões relacionadas com os hábitos tabágicos. Resultados: A amostra foi composta por 105 estudantes de enfermagem. Apenas 1% era tabagista atual. Além disso, 10% da amostra era ex-fumante, 7% era fumante ocasional e 9% apenas experimentou alguma forma de tabagismo. A forma de tabagismo mais utilizada previamente entre os estudantes foi o cigarro (21%), seguindo do narguilé (3,8%). E por fim, 76 (72,4%) classificaram o tabagismo como um vício. Conclusões: Há baixa prevalência de tabagismo entre estudantes de enfermagem. A forma de tabagismo mais utilizada é o cigarro. Os estudantes classificaram o tabagismo como um vício e não como uma doença. Considerações de Enfermagem: Medidas devem ser adotadas para fortalecimento do tema nas disciplinas do curso. Descritores: Tabagismo, Prevalência, Estudantes de Enfermagem


Referências:
BRASIL. Décima Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10). 2008. Organizational Health World. Report on the global tobacco epidemic, 2011: warning about the dangers of tobacco. WHO, 2011.