Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1611


1611

TRATAMENTO DE LESÃO COM ALGINATO DE CALCIO COM PRATA: RELATO DE CASO.

Autores:
Vania Maria Silva de Moraes (vaniaenf.silva@bol.com.br) (FACHO/HEMOPE/PM-PE) ; Francisco de Assis da Silva Filho (FACHO) ; Marcela Claudia de Paula Oliveira (FACHO) ; Palomma da Silva Alves (FACHO) ; Débora Joyce do Nascimento Camilo (FACHO) ; Tânia Maria Rocha Guimarães (FENSG/UPE/HEMOPE)

Resumo:
Introdução: A cobertura a base de alginato de cálcio com prata combina carboximetilcelulose é um complexo de prata iônica, que quando em contato com o exsudato forma um gel hidrofílico não aderente proporcionando um meio úmido sobre a superfície da lesão, gerando o desbridamento autolítico, absorvendo o excesso de exsudato, permitindo a remoção sem trauma. Objetivo Descrever o caso clínico de um paciente com Linfoma não Hodgkin que apresentava lesões cutâneas em membros inferiores e realizou curativos com alginato de cálcio com prata. Método: Estudo de caso realizado no período de setembro a dezembro de 2016, através da realização de curativos com alginato e registro da evolução das lesões por fotografias consentidas após assinatura do TCLE. Resultados: Paciente 22 anos, estudante, sexo masculino, sem cormobidades. Iniciou tratamento sistêmico em conjunto com os curativos. Apresentava lesões em coxa esquerda e perna direita com bordas irregulares, exsudato amarelado, leito da lesão com tecido desvitalizado, sendo necessário escarificações com agulha 28x8. Os curativos foram realizados com SF 0,9%, alginato de cálcio com prata e aplicação de curativo secundário, três vezes por semana nos três primeiros meses e duas vezes no período restante, evidenciado continuamente no leito da lesão desbridamento autolítico. Conclusão: O acompanhamento e tratamento da lesão proporcionou uma cicatrização satisfatória durante um período curto de atendimento, em torno de quatro meses. Contribuições para enfermagem: O estudo comprovou a eficácia do uso do alginato. Descritores: Cuidados de Enfermagem, Ferimentos e Lesões, Terapêuticas.


Referências:
Referências: FRANCO D, GONÇALVES LF. Feridas cutâneas: a escolha do curativo adequado. Rev Col Bras Cir. [periódico na Internet] 2008; 35(3). Disponível em URL: http://www.scielo.br/rcbc. 2. Santos, et al.; Avaliação e tratamento de feridas: Orientação aos profissionais de enfermagem. Hospital de Clínicas. Porto Alegre- RS, 2009.