Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1610


1610

TEORIA DE ENFERMAGEM DE DOROTHEA OREM E A ASSISTÊNCIA AO TRANSPLANTADO RENAL

Autores:
Vanessa Souza Alves (alves.vsa@gmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Janaína Paula Calheiros Pereira Sobral (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Carla Islowa da Costa Pereira (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Maria Cristina Soares Figueiredo Trezza (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Nathália Medeiros Martins (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS)

Resumo:
Introdução:O uso de Teorias de Enfermagem na prática assistencial apoia enfermeiros na definição de seus papéis, tendo em vista um melhor conhecimento da realidade, a adequação da abordagem e melhora da qualidade da assistência1. Relacionar a Teoria Geral de Enfermagem, de Orem, aos pacientes renais transplantados implica em refletir sobre fatores condicionantes que podem comprometer o autocuidado2, ou seja, aspectos de autocuidado e das condições a que estes pacientes estão expostos após o transplante, numa visão holística.Objetivo:Refletir sobre a assistência de enfermagem ao paciente transplantado renal na perspectiva da Teoria Geral de Dorothea Orem.Metodologia:Estudo teórico e reflexivo que aborda os pressupostos utilizados por Orem.Resultados:As concepções de saúde e cuidado de Orem, aplicadas à prática da Enfermeira que atua no cuidado à pessoa transplantada renal podem possibilitar, pela educação em saúde para o autocuidado, a adoção de hábitos e rotinas que a ajudem na manutenção da viabilidade do órgão recebido. Paciente e enfermeira têm a oportunidade de empreender esforços para refletir sobre quais ações podem ser realizadas para tal fim. Conclusão:A análise do perfil do paciente renal transplantado, advinda da prática assistencial na área da Enfermagem em Nefrologia, e as reflexões realizadas neste estudo permitem concluir que a abordagem a estes pacientes, respaldada nas três teorias de Orem, mostra-se ideal, pois,a enfermeira em diferentes graus, contribui para o paciente a cuidar de si mesmo ou direciona o cuidado sob sua responsabilidade.Contribuições ou implicações para a Enfermagem:As Teorias de Orem proporcionam uma melhor compreensão e embasamento para o ensino e acompanhamento do autocuidado realizado pelo paciente renal, o que implica na necessidade dese realizar novos estudos que ofereçam resultados do cuidado a pacientes renais com base na Teoria Geral de Orem. Descritores:Teoria de Enfermagem; Autocuidado; Transplante de Rim.


Referências:
1. Carpinteira SFP, Sanchez MCO, Pereira MJ, Castro MR. Os modelos teóricos nos serviços de enfermagem na visão dos enfermeiros da assistência: um estudo exploratório. AccCietna [internet] 2014 Jun; 2(2): 5-19. Available from: http://publicaciones.usat.edu.pe/index.php/AccCietna2014/article/view/178/166 2. Orem DE. Nursing: concepts of practice. New York: McGraw-Hill; 1971.