Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1608


1608

SEXUALIDADE NO PUERPÉRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA VISITA DOMICILIAR

Autores:
Vanessa Luiza Lins de Carvalho Silva (vluiza44@gmail.com) (Discente da Universidade Federal de Alagoas) ; Discente da Karinne Duarte Teixeira (Discente da Universidade Federal de Alagoas) ; Ana Flávia Silva Lima (Discente da Universidade Federal de Alagoas) ; Larissa dos Santos Brandão (Discente da Universidade Federal de Alagoas) ; Camila França de Lima (Discente da Universidade Federal de Alagoas) ; Sueli Teresinha Cruz Rodrigues (Professora da Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
Introdução: A visita domiciliar é uma atividade que vai além dos muros das unidades de saúde e envolve adentrar na intimidade do lar, estabelecer vínculo e conhecer as necessidades da família, oportunizando a  promoção de saúde.¹ É uma estratégia relevante durante o puerpério, visto que é  um período de reestruturação familiar que inclui perda e/ou diminuição da intimidade na inter-relação do casal a fim de recepcionar o recém-nascido.²Objetivos: Relatar a experiência de estudantes de enfermagem ao realizar uma visita domiciliar puerperal, frente ao tema sexualidade. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre uma visita domiciliar realizada a uma puérpera durante a disciplina de saúde da mulher da Universidade Federal de Alagoas, que utiliza metodologia ativa baseada em tutoriais. Resultados:  A visita domiciliar proporcionou a realização da consulta de enfermagem focada nas modificações esperadas no puerpério, aproveitando o momento para esclarecimento de dúvidas surgidas. Além disso, foi uma ferramenta para a identificação da necessidade de orientações quanto ao retorno da atividade sexual. Conclusões: A visita domiciliar à puérpera é uma estratégia fundamental na atenção primária pois favorece um cuidado mais integral e individualizado. Ademais, a realização desse tipo de atividade durante a graduação, estimula o desenvolvimento de um olhar reflexivo sobre essas práticas e favorece a futura atuação profissional. Contribuições para a Enfermagem: Evidencia-se a atuação da enfermagem no período puerperal, que pode utilizar a visita domiciliar como estratégia para realizar orientações sobre sexualidade e promover a qualidade de vida do casal. Descritores: Puerpério; Visita domiciliar; Sexualidade.


Referências:
Referências: 1.Kebian LVA, Acioli, S. A visita domiciliar de enfermeiros e agentes comunitários de saúde da Estratégia Saúde da Família. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2014 jan/mar;16(1):161-9. 2. Leeman LM, Roger RG. Sex After Childbirth: Postpartum Sexual Function. Obstet Gynecol. 2012.