1607 | CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DA LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL PARA ENFERMEIROS | Autores: Vanêska Brito Ferreira (neska._._@hotmail.com) (Enfermeira, Mestranda em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia) ; Aline Di Carla Laitano (Enfermeira, Mestranda em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia) ; Vanessa Rocha Boaventura (Estudante, Graduanda em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia) ; Patrícia Alves Galhardo Varanda (Enfermeira, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração dos Serviços de Enfermagem, Universidade Federal da Bahia) ; Gilberto Tadeu Reis da Silva (Enfermeiro, Pós-doutor em Ensino em Ciências da Saúde, Professor Titular da Escola de Enfermagem da UFBA) ; Simone Coelho Amestoy (Enfermeira, Doutora em enfermagem, Professora Adjunto da UFPEL, em exercício provisório na UFBA) |
Resumo: Introdução: a Liderança Transformacional (LT) é caracterizada pelo seu potencial transformador obtido pelo engajamento dos sujeitos envolvidos, tomada de decisões compartilhadas e intervenções resolutivas. Consite em uma habilidade valiosa na prática profissional do enfermeiro abrangendo o gerenciamento das atividades organizacionais e assistenciais, devendo ser desenvolvida durante todo o processo formativo desse trabalhador (AMESTOY et al., 2014). Objetivo: identificar as contribuições do ensino da liderança transformacional para os enfermeiros. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa. A busca foi realizada entre novembro/2016 a janeiro/2017, nas bases de dados Pubmed, Medline, Scorpus, LILACS e BDENF, utilizando os descritores "enfermagem" e "educação" combinados com a palavra-chave "liderança transformacional", e seus correlatos em inglês. Inicialmente foram encontradas 120 publicações e, após a aplicação dos critérios de exclusão, foram selecionados dez artigos. Resultados: dos artigos elegidos emergiram as categorias: Inserção da liderança transformacional na formação de enfermeiros e Educação permanente para enfermeiros. Os resultados demonstram que o ensino da LT contribuiu para o desenvolvimento de líderes com habilidades específicas e potencial transformador, reafirmando a necessidade de reflexão acerca desse tema. A educação permanente emerge como uma estratégia que possibilita a sensibilização sobre a importância e capacitação dos enfermeiros para exercê-la. Conclusão: o ensino da LT para enfermeiros contribui para o aprimoramento dessa competência, direcionando a implementação de programas nessa área, com repercussão positiva na equipe, instituição e paciente. Contribuições para a Enfermagem: aprimoramento da prática, qualidade na assistência à saúde, processo de tomada de decisão, segurança prática profissional e gerenciamento de pessoas.
Referências: Referência: AMESTOY, S.C. et al. Gerenciamento de conflitos: desafios vivenciados pelos enfermeiros-líderes no ambiente hospitalar. Rev Gaúcha Enferm, v.35,n.2,p.79-85,2014. |