Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1606


1606

PRÁTICAS INOVADORAS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM SAÚDE: EXPERIÊNCIA DE ENFERMEIRAS

Autores:
Vanêska Brito Ferreira (neska._._@hotmail.com) (Enfermeira, Mestranda em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia) ; Aline Di Carla Laitano (Enfermeira, Mestranda em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia) ; Victor Porfírio Ferreira Almeida Santos (Enfermeiro, Mestrando em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia) ; Camila Dourado Reis (Enfermeira, Mestranda em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia) ; Gilberto Tadeu Reis da Silva (Enfermeiro, Pós-doutor em Ensino em Ciências da Saúde, Professor Titular da Escola de Enfermagem da UFBA) ; Simone Coelho Amestoy (Enfermeira, Doutora em enfermagem, Professora Adjunto da UFPEL, em exercício provisório na UFBA)

Resumo:
Introdução: o incentivo a formação docente é um dos maiores desafios para a qualidade do ensino superior em enfermagem. Como grande parte desses profissionais não estão preparados para a docência durante a pós-graduação, é essencial que haja espaços para o desenvolvimento dessa capacitação específica1. Objetivo: descrever os contributos da disciplina "Inovação curricular e formação em saúde" para a formação docente de alunas do mestrado em enfermagem. Metodologia: relato de experiência de discentes que cursaram uma disciplina da pós-graduação que aborda o tema, com carga horária de 51 horas, ofertada no primeiro semestre de 2016, no Mestrado em Enfermagem de uma universidade pública da Bahia. Os principais temas abordados no componente curricular foram: formação docente no ensino superior em saúde, currículos inovadores, abordagem construtivista, mapa conceitual e metodologias ativas. Resultados: a disciplina contribuiu para a entendimento da construção do conhecimento no processo ensino-aprendizagem, a partir de discussões sobre os aspectos didáticos e pedagógicos da educação superior. Os diversos modelos inovadores de ensino foram apresentados, discutidos e contextualizados, de modo que os pós-graduandos pudessem expor suas experiências e elaborar estratégias para facilitar o ensino-aprendizado de seus alunos. Conclusões: a disciplina possibilitou espaços para discussão e reflexão acerca da formação docente em saúde, revelando a necessidade de maiores investimentos na Pós-Graduação. Romper com antigos paradigmas, trazendo o graduando como sujeito ativo do processo, contribui para a formação crítica e com potencial transformador. Contribuições para a Enfermagem: abordagem construtivista e participativa no processo de ensino em enfermagem favorece a reflexão crítica e estimula a formação de um profissional comprometido com a saúde e a sociedade.


Referências:
Referência: 1-Souza CJ, Valente GSC. Pedagogical Training Of The Nursing Teacher Based On Competences: Requirement Or Need? Eur JEduc Stud.2017;3(3):241-51.