Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1601


1601

PREVENÇÃO DAS LARINGOPATIAS RELACIONADAS AS ATIVIDADES LABORAIS DOS DOCENTES-ENFERMEIROS DE UMA INSTITUIÇÃO SUPERIOR BELÉM - PARÁ.

Autores:
Tiago Nazareno Coutinho Nogueira (tiagoncn@gmail.com) (CESUPA) ; João Italo da Costa Pinheiro (CESUPA) ; Samantha Pereira Caldas (CESUPA) ; Jocicleide de Sousa Gomes (CESUPA) ; Ivonete Vieira Pereira Peixoto (CESUPA)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O uso da voz, em determinadas profissões, é a ferramenta de trabalho essencial e, neste caso, torna-se fundamental ter o conhecimento sobre a produção vocal bem como sobre os cuidados necessários para manter uma voz sempre saudável. OBJETIVO: Identificar se os docentes-enfermeiros do Centro Universitário do Estado do Pará utilizam medidas de prevenção para as laringopatias. MÉTODO: Trata-se uma pesquisa do tipo descritiva-exploratória, com abordagem misto, haja vista a busca de maior compreensão sobre as questões que permeiam ouvir relato de docentes- enfermeiros sobre a utilização de medidas de prevenção da voz. RESULTADOS: O sexo feminino tem um fator a mais para o desenvolvimento de uma possível laringopatia uma vez que, fará mais esforço para produzir a voz, pode-se dizer que a produção do som é consequência da força muscular das pregas vocais. Dentre docentes-enfermeiros da pesquisa 58,4% referiram uso de bebidas alcoólicas e 100% negam tabagismo. A amostra que entre os entrevistados 66.7% apresentaram problema vocal. Durante as aulas, dos entrevistados 50,0% não fazem uso de água. Ressalta-se que durante a semana, dos entrevistados 41,7% relataram não fazer o uso dessa fruta, de maneira rotineira. Ao analisar 66,7% consomem o café. CONCLUSÃO: A importância da preservação da voz não é reconhecida pela maioria dos professores, que demonstram dificuldades em perceber como problemas, os sinais e os sintomas vocais. CONTRIBUIÇÃO PARA ENFERMAGEM: A enfermagem tem um grande potencial em desenvolver mais estudos científicos na área da saúde vocal, que as universidades possam estimular mais os acadêmicos em produção de artigos e participarem de projetos de iniciação cientifica na área da voz.Palavras-chave: Doenças da laringe e distúrbios da voz


Referências:
ALEXANDRE, S.R.C.K.; CESARINO C. B. do Formação e prática pedagógicas docente em cursos superiores de enfermagem em instituições particulares. Arq. Ciênc. Saúde. 2014. FERRACCIU, C. C. S.; ALMEIDA, M. S.de. O DISTÚRBIO DE VOZ RELACIONADO AO TRABALHO DO PROFESSOR E A LEGISLAÇÃO ATUAL. Rev. CEFAC. 2014.