1599 | RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DE UMA DISCIPLINA DA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM NA VISÃO DO DISCENTE MONITOR | Autores: Thayse Luana Farias Costa Ramos (thayse.ramoss@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Maira de Melo Freire (Universidade Federal de Alagoas) ; Básia Menezes Hagen (Universidade Federal de Alagoas) ; Magda Kelanny de Oliveira Costa Silva (Universidade Federal de Alagoas) ; Lorena de Fátima Lucena Almeida (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes) ; Jucléssia Costa Lima (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes) |
Resumo: INTRODUÇÃO: O desempenho da monitoria é uma oportunidade para o estudante desenvolver habilidades inerentes à docência, intensificar conhecimentos na área da enfermagem e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos discentes monitorados. As funções exercidas durante a monitoria são retratadas na lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a qual evidencia que os discentes de graduação podem ser utilizados nas atividades de ensino e pesquisa dentro da academia (NUNES et al, 2014). OBJETIVO: Descrever a experiência da monitoria de uma disciplina da graduação de Enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência da prática como monitoras de uma disciplina da graduação de Enfermagem, de uma universidade pública federal, onde os campos de atuação foram em um Hospital Universitário: Unidade de Terapia Intensiva adulta; clínica cirúrgica e centro cirúrgico; clínica médica e Centro de Alta Complexidade em Oncologia e um Hospital Geral do Estado, além das atividades em sala de aula. RESULTADOS: O desempenho da monitoria foi uma oportunidade de desenvolvimento de habilidades inerentes à docência, intensificação dos conhecimentos na área da enfermagem e auxilio no processo de ensino-aprendizagem dos discentes monitorados. CONCLUSÃO: As atividades da monitoria estabelecem ao monitor uma experiência e um crescimento no meio acadêmico, contribuindo para sua formação enquanto futuro profissional de enfermagem e/ou docente através da consolidação do conteúdo teórico. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A monitoria contribui na formação do futuro profissional de enfermagem através da consolidação do conteúdo teórico assimilado ao decorrer da graduação e aplicado à prática no período de monitoria. Descritores: Enfermagem; ensino; monitoria.
Referências: NUNES, Jacqueline Targino et al. Processo de ensino-aprendizagem no desempenho das atividades de monitoria: relato de experiência. Rev enferm UFPE on line, 2014. |