Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1593


1593

SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS DA ATENÇÃO BÁSICA

Autores:
Thatiane Silva Costa Tapioca (thatianetapioca@gmail.com) (Prefeitura Municipal de Feira de Santana) ; Ísis Lorena Silva Pereira (Faculdade Anísio Teixeira) ; Núbia Samara Caribé de Aragão (Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Raphaella Bispo Varjão Borges (Universidade Estadual de Feira de Santana)

Resumo:
Introdução: A Síndrome de Burnout (SB), também conhecida como "Síndrome do Esgotamento Profissional" pelo Ministério da Saúde, pode ser definida como uma resposta do organismo à exposição prolongada a estressores emocionais e interpessoais existentes no ambiente de trabalho Esta é caracterizada pela exaustão emocional, despersonalização e diminuição da eficácia profissional. Nessa perspectiva, o enfermeiro, por ser um profissional de saúde que atua diretamente com o paciente e seus familiares, vivendo constantes mudanças emocionais é propenso ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout. No âmbito da atenção básica, o enfermeiro encontra o desafio de atuar na complexa dinâmica da vida na comunidade. Objetivo: Verificar a ocorrência da Síndrome de Burnout em enfermeiros da atenção básica. Método: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada no período de 2007 a 2017, utilizando os descritores: Burnout, enfermagem e atenção básica. Foram encontrados seis documentos, dos quais, após análise, foram incluídos nessa revisão dois artigos. Resultados: Um estudo exploratório, com abordagem quantitativa realizado com 45 enfermeiros da atenção básica de João Pessoa- PB verificou que cinco enfermeiros possuem sintomas relativos à SB e sete possuem alto risco de desenvolvê-la. Vale ressaltar que nesse estudo, 24 enfermeiras (53,3%) apresentaram um alto nível de exaustão emocional. Num segundo estudo, do tipo descritivo, com abordagem quantitativa realizado no município do Rio de Janeiro foi observado que de dez enfermeiros que atuam na atenção básica, um apresentou sinais de Síndrome de Burnout e dois tendência para desenvolvê-la Conclusão: Nota-se que a Síndrome de Burnout está presente nos enfermeiros que atuam na atenção básica assim como o potencial para o seu desenvolvimento. Estudos demonstram que a exaustão emocional é o primeiro sintoma a surgir levando à síndrome. Com isso, surge a necessidade de tratar e prevenir os sintomas através de ações que diminuam os estressores no ambiente de trabalho a fim de melhorar a qualidade de vida e a satisfação profissional dos enfermeiros. Descritores: Burnout, Atenção Básica e Enfermagem.


Referências:
HOLMES, E.S. et al. Sídrome de Burnout em enfermeiros da atenção Básica: repercussão na qualidade de vida. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, v.2, n.1,p.235-241, 2009. ROSSI, S.S.;SANTOS,P.G; PASSOS,J.P. A Síndrome de Burnout no Enfermeiro: Um estudo comparativo entre atenção básica e setores fechados hospitalares. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, v.2, n.4, p.1232-1239, 2010.