Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1576


1576

DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM DO DOMÍNIO PROMOÇÃO DA SAÚDE EM AMBULATÓRIO DE CABEÇA E PESCOÇO

Autores:
Tayanne de Lima Magalhães (tata_9392@hotmail.com) (Universidade Federal do Ceará) ; Andrea Bezerra Rodrigues (Universidade Federal do Ceará) ; Jessyca Elaine Cristina Barbosa (Universidade Federal do Ceará) ; Cecília Barreto Holzmann (Universidade Federal do Ceará) ; Lana Barroso Melo Camelo (Universidade Federal do Ceará) ; Milena Melgaço Melo (Universidde Federal do Ceará)

Resumo:
INTRODUÇÃO: Os cânceres de cabeça e pescoço (CCP) têm uma estimativa de 7.350 novos casos para 2016/2017. Nesse contexto, faz-se necessária a atuação do enfermeiro através do processo de enfermagem. OBJETIVOS: Identificar os diagnósticos de enfermagem (DE) segundo a Classificação da NANDA-I, suas características definidoras e fatores de risco do domínio de Promoção da Saúde no atendimento ambulatorial de pacientes com CCP. METODOLOGIA: Estudo transversal, quantitativo, desenvolvido no ambulatório de CCP de um hospital universitário de Fortaleza. A população do estudo foi composta por pacientes com CCP com idade superior a 18 anos de idade, atendidos no período de março de 2016 a maio de 2017. O instrumento de coleta foi validado e utilizou o modelo teórico proposto por Gordon. RESULTADOS: A maioria da amostra (n=92) foi do sexo masculino (65,22% %) e câncer de cavidade oral (19,6%). Os DE do domínio Promoção da Saúde encontrados foram Estilo de vida sedentário (00168) (78,26%) caracterizado por atividade física diária inferior à recomendada para o gênero e idade, relacionado a interesse suficiente pela atividade física, e Comportamento de saúde propenso a risco (00188) (72,46%) evidenciado por falha em agir de forma a prevenir problemas de saúde relacionados a abuso de substância e tabagismo. CONCLUSÕES: No domínio de promoção da saúde foram identificados diagnósticos com significativas alterações. A partir do conhecimento destes DE, o enfermeiro pode prescrever intervenções individualizadas a pacientes com CCP. IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Esse trabalho evidencia a importância da identificação de DE em um determinado perfil populacional, permitindo o conhecimento dos padrões funcionais afetados de forma a propiciar uma prática de enfermagem mais direcionada às reais necessidades do serviço, qualificando o cuidado aos pacientes com câncer.


Referências:
Gordon M. Nursing diagnosis: process and application. St. Louis (US). McGraw-Hill; 1982. NANDA-I. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2015/2017. Porto Alegre: Artmed; 2015. Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva. Estimativa 2016: incidência de câncer no Brasil [Internet]. Rio de Janeiro: INCA; 2016 [citado 2017 jun.11]. Disponível em: http://www.inca.gov.br/wcm/dncc/2015/estimativa-2016.asp