Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1571


1571

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Tatiana Almeida Couto (tatiana_almeidacouto@hotmail.com) (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) ; Rose Manuela Marta Santos (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) ; Sérgio Donha Yarid (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)

Resumo:
A experiência na educação em saúde entre profissional, usuário e família pode valorizar o potencial desses usuários e família a partir de sua realidade, que conduzirá a discussão de temáticas com conceitos e embasamento inatos à essa realidade1. Este estudo objetivou relatar a vivência em educação em saúde na orientação de discentes de enfermagem na disciplina de Estágio supervisionado I. Estudo qualitativo, tipo relato de experiência de discentes de Programa de Pós-graduação, nível doutorado, nas orientações a seis discentes na disciplina de estágio supervisionado I, em agosto de 2016, em uma Unidade de Saúde da Família, no interior da Bahia. As atividades educativas foram planejadas pelos discentes sob orientação, com o levantamento das temáticas diante das necessidades traçadas em diálogo com a equipe de Saúde da Família, com os usuários e família. Sendo que tais atividades foram realizadas em momentos além das consultas, como por meio de atividades grupais na unidade de saúde, em escola e em visitas domiciliares. As temáticas abordadas foram: aleitamento materno, alimentação saudável, autocuidado, cuidados com o recém-nascido, diabetes mellitus, hipertensão arterial, importância da realização do exame Papanicolau, parasitoses, planejamento familiar e tuberculose. Conclui-se que a formação durante o estágio supervisionado proporciona espaços para reflexão sobre a relevância da educação em saúde, principalmente no que tange ao cuidado individualizado e em coletivo. As contribuições do estudo para a Enfermagem se referem à valorização da atividade educativa como inerente à formação do profissional de Enfermagem e despertar desde a graduação reflexões sobre a necessária habilidade da escuta e do cuidado.


Referências:
1.Gazzinelli MF, Souza V, Fonseca RMGS, Fernandes MM, Carneiro ACLL, Godinho LK. Educational group practices in primary care: interaction between professionals, users and knowledge. Rev Esc Enferm USP 2015; 49 (2): 282-9.