Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1568


1568

A enfermagem na Assistência a Sindrome de HELLP

Autores:
Tamara Caroline Guedes Lima (tamarakrolin@hotmail.com) (ESCOLA SUPERIOR MADRE CELESTE - ESMAC) ; Almirene da Silva Campos Viegas Machado (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA) ; Jamayma de Nazaré Abreu Cordeiro (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA)

Resumo:
TITULO DO TRABALHO: A ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA A SINDROME DE HELLP INTRODUÇÃO: As sindromes hipertensivas são as primeiras causas de morte materna no Brasil, e sua prevalência varia de acordo com a faixa etária, raça e presença de patologias associadas, sendo a maior incidência nas regiões Norte e Nordeste. A sindrome de Hellp é um conjunto de sinais e sintomas que ocorre com o agravamento do quadro de pré-eclâmpsia. HELLP é uma sigla cujo significado é: H: hemólise; EL: alteração das provas de função hepática e LP: diminuição do número de plaquetas.(BRASIL, 2012).OBJETIVOS: Identificar os sinais e sintomas; descrever o papel do enfermeiro na assistência a paciente com sindrome de Hellp. METODOLOGIA: Qualitativo descritivo baseado em pesquisas de artigos de produções cientificas e no manual de gestação de alto risco do ministério da saúde 2012. RESULTADO: Na segunda metade da gestação, a mulher apresenta sinais e sintomas como dor epigástrica no hipocôndrio direito, náuseas, vômitos, hemorragia e edema. È de grande importância a atuação do profissional enfermeiro, tanto na identificação precoce da Sindrome de Hellp, quanto nas medidas de intervenções imediatas que poderão contribuir para reverter a sindrome, assegurando um parto e nascimento precavido de agravos (AGUIAR et al 2013). CONCLUSÃO: A enfermagem desempenha um papel importante no processo de promoção, tratamento e recuperação da saúde do paciente, já que é o profissional que está mais proximo a auxilia-lo e para transmiti-lo conforto e segurança.


Referências:
BRASIL. Ministério da saúde. Secretária de atenção á Saúde. Manual Tecnico Gestação de alto risco-5. ed. Brasília. 2012; AGUIAR, L. R. SILVA et al. Análise de estudos sobre condutas de enfermagem no cuidado à gestante com doença hipertensiva. Revista Interd.v.7, n.1. 2014; MONTENEGRO, C. A. B.; REZENDE FILHO, J. Rezende Obstetricia. 12 ed. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2013.