Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1561


1561

Síndrome de Aspiração de Mecônio: possíveis causas, riscos e intervenções de enfermagem

Autores:
Tainá Resende Silva (tairesende.tr@gmail.com) (Universidade Tiradentes) ; Lourivânia Oliveira Melo Prado (Universidade Tiradentes)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A Síndrome de Aspiração Meconial (SAM) é uma condição de urgência neonatológica e obstétrica, tendo em vista a obstrução das vias aéreas de neonatos à termo e pós-termo. OBJETIVO: Explanar sobre a Síndrome de Aspiração Meconial, suas principais causas, riscos e condutas de enfermagem atuais. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa, de abordagem qualitativa, com caráter descritivo e documental; obtido através das bases de dados: BVS, SCIELO e PUBMED; com artigos em português e inglês, entre os anos de 2012 a 2017. RESULTADOS: Com relação as causas, apresenta dificuldade na identificação de um único agente responsável pela fisiopatologia, uma explicação para isso pode ser a composição complexa de mecônio. Os mediadores dos riscos e agravos destacam-se avaliação do apgar, duração da ventilação, exigência inicial de oxigênio, duração de oxigenação suplementar, encefalopatia hipóxica isquêmica. Como condutas, a desobstrução de vias aéreas, ofertar oxigenioterapia, monitorizar sinais de sangramento; avaliar sinais de hipóxia, perfusão tissular, alterações de consciência, monitorizar SSVV, e troca de dispositivos. CONCLUSÃO: O presente estudo acarreta de forma significativa, por base da exploração e disseminação temática, ressaltando a tese da necessidade de pesquisas voltado ao assunto para melhor fundamentação quanto a sua causa e incidência. Levantando possíveis riscos que interfere na recuperação e prognóstico dos pacientes acometidos, e o papel da enfermagem neste contexto, como elo do cuidado.


Referências:
REFERÊNCIAS: LOUIS, D.; et al.. Mortality In Meconium Aspiration Syndrome. Indian Pediatrics, 51(15), 2014. MENDONÇA, S. D. DE; et al.. Síndrome da aspiração meconial: identificando situações de risco obstétricos e neonatais. J. res.: fundam. care. online 7(3): 2910-2918, 2015.