1560 | Prática de simulação no cuidado ao paciente com diabetes do tipo 2: Relato Docente | Autores: Taciane Oliveira Bet Freitas (tacy_ane@yahoo.com.br) (UNIVERSIDADE SALVADOR) ; Cristiane Costa Reis Silva (UNIVERSIDADE SALVADOR) ; Cintia Carolina Silva Gonçalves (UNIVERSIDADE SALVADOR) ; Edilene Oliveira dos Santos (UNIVERSIDADE SALVADOR) ; Flávia Guimarães Silva (UNIVERSIDADE SALVADOR) ; Sheila de C. Oliveira Tavares da Silva (UNIVERSIDADE SALVADOR) |
Resumo: INTRODUÇÃO: Simulação realística é um dos métodos de ensino efetivos para reproduzir e amplificar experiências reais por guiadas. OBJETIVOS: Descrever a experiência de aplicação prática de simulação realística no cuidado ao paciente com Diabetes Mellitus (DM) tipo 2. METODOLOGIA: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, de uma prática em laboratório, com discentes do 2° semestre da disciplina práticas, do curso de enfermagem, no período de maio de 2017. O cenário representou um atendimento de enfermagem, em unidade básica, mediante cenário de simulação previamente criado, e avaliou o desempenho do aluno durante atendimento. Os professores realizaram uma preparação prévia, através do briefing com os estudantes, que simularam ser o paciente e o enfermeiro. RESULTADOS: No decorrer da atividade, o aluno de enfermagem apresentou-se ao paciente e realizou acolhimento, anamnese, exame físico, investigando queixa principal, identificou os desencadeadores de risco para patologia, verificou sinais vitais; informou ao paciente sobre a suspeita diagnóstica de DM, orientou quanto a hábitos alimentares saudáveis e o encaminhou para avaliação médica. Após o cenário, foi realizado o debriefing, momento mais importante da simulação, onde se analisaram as ações do estudante, discutindo os pontos positivos, de melhorias e significado do aprendizado. CONCLUSÕES: Foi possível perceber que a atividade ampliou nos docentes e discentes a capacidade reflexiva e crítica para o ensino aprendizagem, bem como produziu vivência e satisfação dos discentes. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Esse método possibilitou que o aluno atuasse de forma mais segura na busca de postura crítica e reflexiva para consolidação do saber. Descritores: simulação; enfermagem; tecnologia ensino.
Referências: ARAUJO, A.L. QUILICI, A.P. O que é simulação e por que simular? IN: QUILICI, A.P.; ABRÃO, K.C.; TIMERMAN S.; GUTIERREZ, F. Simulação Clínica - do conceito à aplicabilidade. São Paulo: Atheneu, 2012 p. 1-15. |