Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1558


1558

BENEFÍCIOS E DESAFIOS NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DE EQUIPE DE ENFERMAGEM NO ÂMBITO HOSPITALAR.

Autores:
Suélen Fernanda Schneider (suelen.schneiderf@gmail.com) (Centro Universitário UNIVATES) ; Alana Betina Dick (Centro Universitário UNIVATES) ; Claudete Fátima Hofstetter (Centro Universitário UNIVATES) ; Kemberly Godoy Baségio (Centro Universitário UNIVATES) ; Paula Michele Lohmann (Centro Universitário UNIVATES)

Resumo:
Introdução: O ambiente hospitalar é composto por equipes multiprofissionais. Neste contexto encontra-se o enfermeiro que é o profissional que possui o maior contato direto entre pacientes e o hospital. A reciprocidade profissional que caracteriza o trabalho de enfermagem aponta para a importância das relações interpessoais na prestação de serviços de saúde na perspectiva da atenção integral. (CHAGAS, 2011). Objetivo: Identificar os principais benefícios e desafios nas relações interpessoais de uma equipe de enfermagem no âmbito hospitalar. Metodologia: Estudo qualitativo, realizado por meio de entrevista semi-estruturada com 15 enfermeiros de um hospital de pequeno porte da região do Vale do Taquari/RS. Resultados: De acordo com os entrevistados, a relação entre os funcionários e coordenação é tranquila e respeitosa. Já entre os colegas de trabalho apontaram a dificuldade de adaptação com pessoas diferentes, o que pode gerar intrigas e críticas. Em relação à melhora do paciente disseram que se sentem gratificados, uma vez que trouxeram o bem para o paciente e sua família. Por fim, a relação com os médicos torna-se mais difícil, uma vez que muitos são autoritários, com sentimento de superioridade e não aceitam opiniões advindas da enfermagem. Quanto aos benefícios do trabalho em equipe, relataram que as tarefas e o compartilhamento do conhecimento ficam mais fáceis. Conclusão: Conclui-se que as relações interpessoais na equipe de enfermagem se estabelecem fundamentadas em atributos éticos, de respeito, responsabilidade e solidariedade.


Referências:
CHAGAS, Fabiana Grings das. Relações interpessoais da equipe de enfermagem no ambiente de trabalho : uma revisão integrativa. POA. 2011.