Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1555


1555

ÚLCERA VENOSA E O USO DA BOTA DE UNNA: estudo de caso

Autores:
Sirlene Aparecida Scarpin Tsukamoto (sirlene.tsukamoto@hotmail.com) (Universidade Estadual de Londrina) ; Priscila Lopes Nogueira (Universidade Estadual de Londrina) ; Márcia Eiko Karino (Universidade Estadual de Londrina) ; Julia Trevisan Martins (Universidade Estadual de Londrina) ; Alessandro Rolim Scholze (Universidade Estadual de Londrina) ; Maria José Quina Galdino (Universidade Estadual de Londrina)

Resumo:
Introdução: A úlcera venosa é uma lesão cutânea crônica que atinge especialmente o terço distal da face medial da perna, próxima ao maléolo medial, e tem origem espontânea ou traumática e têm como causa principal à insuficiência venosa crônica, devido à obstrução ou mau funcionamento das veias dos membros inferiores.Objetivo: Avaliar o processo de cicatrização de paciente portadora de úlcera venosa em membro inferior submetido ao tratamento com Bota de Unna. Método: Trata-se de um estudo de caso em que se utilizou para a avaliação do processo de cicatrização da úlcera um protocolo com dados clínicos, aplicação da Bota de Unna, mensuração da área da lesão e o registro fotográfico. Resultados: Paciente do sexo feminino, 56 anos de idade, lesão em membro inferior direito há 4 anos, hipertensa e diabética. Após utilização por doze semanas da Bota de Unna, a paciente apresentou melhora do seu quadro clínico identificado pelo emagrecimento relacionado ao acompanhamento nutricional, cicatrização da ferida, melhora na dor e diminuição do edema do membros inferiores. Conclusão: O tratamento com a Bota de Unna por meio do protocolo de atendimento mostrou-se eficaz na cicatrização da úlcera venosa, juntamente com os cuidados com a dieta e o controle da hipertensão e diabetes. Descritores: Enfermagem;Úlcera varicosa; Cicatrização; Ambulatório hospitalar.


Referências:
Abbade LPF. Abordagem do paciente portador de úlcera venosa. In: Malagutti W, Kakihara CT. Curativo, estomia e dermatologia: uma abordagem multiprofissional. São Paulo: Martinati; 2014. p.89-100.2. Silva FAA, Moreira TMM. Disponível em: http://scielo.isciii.es/scielo.php?pid=S1695- 61412010000200024&script=sci_arttex Herranz MT, Corral JCL,Pérez CF. Prevalencia de úlceras vasculares de extremidad inferior: Revisión siatemática: Diseño de uma guia terapêutica baseada em critérios etiopatogénicos y anatomoclinicos. Rev enferm fisiot podolog. 2011;2(3):143-154. Disponível em: http://www.revistareduca.es/index.php/reduca-enfermeria/article/view/731/745.