Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1554


1554

SENTIMENTOS DE PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO DE OPERACIONAIS DE LIMPEZA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Autores:
Sirlene Aparecida Scarpin Tsukamoto (sirlene.tsukamoto@hotmail.com) (Universidade Estadual de Londrina) ; Kawana Lopes Lanza (Universidade Estadual de Londrina) ; Benedita Gonçalves Ribeiro (Universidade Estadual de Londrina) ; Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi (USP Ribeirão Preto) ; Júlia Trevisan Martins (Universidade Estadual de Londrina) ; Renata Perfeito Ribeiro (Universidade Estadual de Londrina)

Resumo:
Introdução: É por meio do trabalho que as pessoas se relacionam com o mundo material e, por consequência buscam satisfazer suas necessidades de prazer, bem como, evitar o sofrimento. Objetivo: Identificar os sentimentos vivenciados no trabalho de operacionais de limpeza de um Hospital universitário. Método: Estudo qualitativo, descritivo, exploratório, com participação de 24 operacionais de limpeza de um hospital universitário do norte do estado do Paraná. A coleta de dados ocorreu no período de abril a julho de 2016, por meio de entrevista semi estruturada e as falas submetidas à Análise Conteúdo. Resultados: Emergiram duas categorias: sentimentos de sofrimento e sentimentos de prazer. As que vivenciam sentimentos de sofrimento estiveram relacionadas com a indiferença ou falta de reconhecimento pelo seu trabalho tanto pelos colegas como pelos estudantes, aos preconceitos, por não terem curso superior e serem profissionais da limpeza hospitalar. Os sentimentos de prazer estiveram associados com o trabalho em equipe, a valorização e reconhecimento pelo que executam e a realização como profissionais. Considerações finais: As questões de natureza mental, ou seja, que envolvem o abstrato devem ser refletidas para que se possa buscar ações para promover a saúde, prevenir as doenças e evitar os agravos. Descritores: Serviço de limpeza, Hospitais Públicos, Saúde do trabalhador.


Referências:
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1ª ed. Lisboa: Edições 70; 2011. DEJOURS, C.; ABDOUCHELI, E.; JAYET, C. Psicodinâmica do trabalho: contribuições da Escola Dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo, Atlas, 1994.