Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1553


1553

FATORES DE RISCO ASSOCIADOS AO RISCO DE RECUPERAÇÃO CIRÚRGICA RETARDADA: ESTUDO CASO-CONTROLE

Autores:
Simone Martins Rembold (srembold@gmail.com) (Universidade Federal Fluminense) ; Rosimere Ferreira Santana (Universidade Federal Fluminense) ; Marcos Venícios de Oliveira Lopes (Universidade Federal do Ceará)

Resumo:
Introdução: O retardo da recuperação cirúrgica afeta a morbidade e mortalidade a curto e longo prazo, além de elevar os custos do tratamento1. Objetivo: Identificar fatores associados a Recuperação cirúrgica retardada. Metodologia: Estudo caso-controle desenvolvido em um hospital de ensino do Rio de Janeiro. A amostra foi aleatória e constou de 239 registros de cirurgias (71 casos e 168 controles), obtida de forma estratificada, englobando o período de 2010 a 2015. Os desfechos para recuperação cirúrgica retardada foram: extensão do tempo de internação, reinternação, reoperação, interrupção da cicatrização cirúrgica. Os dados foram coletados através de formulário elaborado pelo pesquisador, contendo características sociodemográficas, perioperatórias, e 28 variáveis identificadas na literatura. A associação entre Recuperação cirúrgica retardada e variáveis exploratórias foi verificada através do teste qui-quadrado e teste exato de Fischer, e uso de odds ratio como medida de associação. Resultados: Foram significativamente associadas ao retardo da recuperação cirúrgica as variáveis: procedimento cirúrgico extenso, procedimento cirúrgico prolongado, mobilidade prejudicada, desnutrição, dor, vômito persistente, contaminação/ infecção no sítio cirúrgico, resposta emocional pós-operatória, alterações psicológicas no pós-operatório, câncer avançado/doença metastática, anemia, complicações intraoperatórias, dor pré-operatória, transfusão. Conclusão: O agrupamento dos fatores de risco em um diagnóstico de enfermagem fornece subsídios para o julgamento clínico do enfermeiro na área perioperatória. Contribuições para a Enfermagem: O estudo contribui para a construção do corpo de conhecimentos de enfermagem perioperatória e segurança do paciente.


Referências:
Referências: 1. SANTANA, R. F.; AMARAL, D. M.; PEREIRA, S. K.; MELLO, T. D.; CASSIANO, K. M. Ocorrência do diagnóstico de enfermagem de recuperação cirúrgica retardada entre adultos e idosos. Acta Paulista de Enfermagem, v. 27, n. 1, 2014 2. LOPES, Marcos Venícios de Oliveira. Desenhos de pesquisa em epidemiologia. Epidemiologia e Saúde. 7. ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2013, p. 121-132.