Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1544


1544

Assistência de Enfermagem ao Paciente com Infarto Agudo do Miocárdio

Autores:
Silvana Alves do Espirito Santo (silvanaalvesdoespiritosanto@gmail.com) (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Raquel Cordeiro Ricci (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Andrelisa Vendrami Parra (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

Resumo:
Introdução: As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de mortalidade e incapacidade no mundo. O termo infarto agudo do miocárdio (IAM) designa a necrose do miocárdio que se instala secundariamente à interrupção aguda do fornecimento de sangue através das coronárias (SIERVULI; SILVA; SILVA, 2014). Objetivos: Descrever a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) ao paciente com IAM destacando os principais diagnósticos de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de caso realizado no Hospital Universitário de Campo Grande/MS em 2017. Utilizou-se o prontuário e instrumento da SAE para a coleta de dados e realizou-se exame físico. Resultados: R.C, 38 anos, brasileiro, branco, sexo masculino, divorciado, católico, procedente de São Gabriel do Oeste/MS, pedreiro, 1,70m e 58 Kg, tabagista e etilista há 20 anos. Diagnóstico médico de IAM com supra de ST Antero-septal. Realizada cirurgia de Revascularização do Miocárdio e Cateterização. Assim, os principais diagnósticos de enfermagem foram: Dor aguda: Caracterizada por precordialgia e expressão facial de dor; Risco de sangramento: Relacionado à alteração vascular; Débito cardíaco diminuído: Caracterizado por hipotensão, palidez relacionado à isquemia cardíaca e uso de drogas vasoativas; Risco para infecção: Relacionado à procedimento invasivo; e Mobilidade física prejudicada: Relacionada à necessidade de repouso absoluto no leito. Conclusão: Este estudo evidenciou a importância da SAE, a fim de facilitar o planejamento e implementação de cuidado eficaz, humanizado e integral. Contribuições para a Enfermagem: O enfermeiro é imprescindível para elaboração da SAE ao paciente com IAM, pois, através do plano de cuidado, avalia, implementa e reavalia os resultados adequando o tratamento conforme as necessidades dos pacientes. Descritores: Cuidados de Enfermagem; Doenças cardiovasculares; Diagnósticos de enfermagem


Referências:
SIERVULI, M. T. F.; SILVA, A. S.; SILVA, A. C. Infarto do Miocárdio: Alterações Morfológicas e Breve Abordagem da Influência do Exercício Físico. Revista Brasileira de Cardiologia. n. 27, v. 5. 2014.