Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1540


1540

Automedicação em acadêmicos de enfermagem em uma Instituição de Ensino Superior de Maceió.

Autores:
Shirley Nayara de Souza (shirleysouza867@gmail.com) (Universidade Integrada Tiradentes - UNIT AL) ; Cristiano Ribeiro de Lima (Universidade Integrada Tiradentes - UNIT AL) ; Sabrina Oliveira (Universidade Integrada Tiradentes - UNIT AL) ; Bruna Evylles do Nascimento Araújo (Universidade Integrada Tiradentes - UNIT AL)

Resumo:
Introdução: A automedicação é conceituada como a prática de ingerir substâncias de ação medicamentosa sem o aconselhamento e/ou acompanhamento de um profissional de saúde qualificado (AQUINO et al, 2010). Objetivo: Conhecer aspectos ligados à prevalência da automedicação e quais medicamentos são mais usados entre estudantes de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada de Maceió-AL. Métodos: Foi realizado um estudo epidemiológico descritivo transversal. No qual 43 alunos responderam a um questionário auto-aplicado contendo questões diversificadas. Resultados: A prevalência geral da automedicação foi de 93%. Os fatores que levam os acadêmicos da instituição investigada a se automedicarem são a presença de sinais e sintomas relacionados cefaleias, febre e dores, além da facilidade de acesso. Conclusão: A automedicação é um problema presente entre estudantes universitários da área da saúde, o que também foi constatado nos graduandos do curso de enfermagem na IES pesquisada, podendo ocasionar danos à saúde dos mesmos. Contribuições para a Enfermagem: A automedicação irracional realizada por estudantes da área da saúde pode trazer danos aos mesmos, sendo que muitas vezes este risco é subestimado (DAMASCENO et al, 2007). Os dados obtidos na pesquisa podem ser utilizados na definição de estratégias voltadas a promoção do uso racional de medicamentos, bem como contribuir na formação dos futuros enfermeiros.


Referências:
AQUINO, D.S.; BARROS, J.A.; SILVA, M.D. A automedicação e os acadêmicos da área da saúde. Ciência & Saúde Coletiva. v. 15(5): 2533-8, 2010. DAMASCENO, D.D., TERRA, F.S., ZANETTI, H.H.V., D´ANDRÉA, E.D., SILVA, H.L.R. Automedicação entre graduandos de enfermagem, farmácia e odontologia da UNIFAL-MG. Reme Revista Mineira Enfermagem. v. 11(1): 48-52, 2007.