1526 | RELATO DE EXPERIÊNCIA: INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO COMO ESTRATÉGIA AUXILIAR AO NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM UM HOSPITAL | Autores: Rosana Claudia de Assunção (rosana.assuncao@ifpr.edu.br) (Instituto Federal do Paraná) ; Gabrielle Jacklin Eler (Instituto Federal do Paraná) ; Flavio Navarro Fernandes (Instituto Federal do Paraná) ; Amanda Bezerra Gonçalves de Lima (Instituto Federal do Paraná) ; Ana Beatriz de Carvalho Rocha (Instituto Federal do Paraná) ; Gabrielly Campos Santos (Instituto Federal do Paraná) |
Resumo: Apesar dos avanços na saúde, ainda há necessidade de melhorias na qualidade da assistência e informações prestadas aos pacientes, como as estratégias de segurança do paciente e funcionamento dos ambientes de saúde. O objetivo foi relatar a experiência da integração ensino-serviço, na implantação e manutenção do Núcleo de Segurança do Paciente em um hospital em Londrina-Paraná. Caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, envolvendo professores e alunos do Instituto Federal do Paraná, dos Cursos Técnico em Enfermagem e Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Foram seguidas as etapas: 1) reuniões com os gestores do hospital - identificar o problema; 2) discussão das estratégias - resolução do problema; 3) Desenvolvimento da solução - ação e 4) encaminhamento da solução ao hospital - aplicação. O problema identificado foi a necessidade de informar a população na recepção hospitalar quanto a estratificação e classificação de risco, para isto foi desenvolvido um vídeo ilustrativo em uma linguagem clara e acessível, atentando para detalhes de cores, legenda e voz, para atender as necessidades do público. Ao término o vídeo foi encaminhado aos gestores hospitalar para avaliação. A versão final está sendo exibida em uma televisão na sala de espera do pronto socorro, 24 horas, com objetivo de orientar a população quanto ao processo de atendimento e classificação de risco. A estratégia encontrada tem se revelada como uma ferramenta importante no processo de comunicação serviço-paciente, tornando o serviço organizado e os usuários esclarecidos, condição essencial na assistência à saúde. Descritores: Segurança do paciente, Educação em Enfermagem, Tecnologia.
Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente / Ministério da Saúde; Fundação Oswaldo Cruz; Agência Nacional de Vigilância Sanitária. - Brasília: Ministério da Saúde, 2014. |