Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1524


1524

DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE DA GERAÇÃO DIGITAL: LIMITES E POTENCIALIDADES DA ENFERMAGEM BRASILEIRA.

Autores:
Rodrigo Quaresma Sacramento (muriloenfermagem@gmail.com) (Faculdade de Macapá - FAMA) ; Murilo Garcia Lopes (Faculdade de Macapá - FAMA) ; Gardenia da Silva Costa Leal (Faculdade Integral Diferencial - FACID) ; Ermeson Amanajás Ferreira (Faculdade Estácio de Macapá) ; Zaira Márcia do Rosário Bezerra (Faculdade de Macapá - FAMA) ; Diego Vinicius Pacheco Araújo (Faculdade de Macapá - FAMA)

Resumo:
A transição da adolescência é marcada pelo desenvolvimento da sexualidade. Assim, promover saúde nesta fase, conhecida atualmente como geração digital, propõe obstáculos e o surgimento de conquistas vivenciadas pelos profissionais de enfermagem. O objetivo é identificar na literatura nacional os limites e as potencialidades vivenciados por profissionais de enfermagem na promoção da saúde durante o desenvolvimento da sexualidade da geração digital. Trata-se de um estudo de revisão de literatura, caráter qualitativo-exploratório. Após análise dos artigos constatou-se que dentre os limites encontrados pela enfermagem brasileira a insuficiência de atualização profissional é um fator preponderante, saber o que é cyberbullying; grooming; sexting; além de prevenir os problemas de exploração sexual, alerta os profissionais de enfermagem nos consultórios e ambulatórios. Por outro lado, dentre as potencialidades identificadas, observou-se o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas essenciais na promoção da saúde e no alcance das informações ao público-alvo. Destacando, não somente o uso destas tecnologias, mas a produção pela enfermagem brasileira. Portanto, mesmo diante dos limites encontrados, a enfermagem vem se destacando na promoção da saúde da geração digital. Este trabalho visa contribuir para enfermagem no âmbito dos conhecimentos e habilidades que vem se potencializando e compondo a identidade profissional da enfermagem. DECs Bireme: Desenvolvimento sexual; Adolescência; Enfermagem.


Referências:
Eisenstein E, Estefenon SB. Geração digital: riscos e benefícios das novas tecnologias para as crianças e os adolescentes. Rev. Vieira & Lent. 2008; 5(3): 100-05. Eisenstein E. Desenvolvimento da sexualidade da geração digital. Rev. Adolesc. Saude. 2013; 10 (1): 61-71. Nabuco CA, Eisenstein E. Vivendo esse mundo digital. Porto Alegre: Artmed; 2013. Safernet. Precisa conversar sobre perigos na Internet? [Internet]. [citado 2013 Fev 17]. Disponível em: http://www.helpline.org.br. Valli GP, Cogo ALP. Blogs escolares sobre sexualidade: estudo exploratório documental. Rev. Gaúcha Enferm. 2013; 34(3): 31-37.