Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1516


1516

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA ACERCA DO PRESENTEÍSMO NA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Reudson Douglas Bezerra (reudson_crm@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas (UFAL)) ; Imaculada Pereira Soares (Escola Técnica Residência em Saúde) ; Ana Caroline Melo dos Santos (Faculdade Regional da Bahia (UNIRB))

Resumo:
Introdução: O presenteísmo é caracterizado pela presença do trabalhador doente no local de trabalho1. Objetivo: Identificar a produção científica brasileira acerca do presenteísmo na enfermagem. Metodologia: Realizou-se uma revisão sistemática da literatura utilizando as bases de dados: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados Brasileira de Enfermagem (BDEnf), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Aplicando-se o Operador Booleano ´AND´ e os seguintes descritores: Presenteísmo; Enfermagem; Trabalhador. Resultados: Do total de 14 artigos selecionados, após criteriosa análise dos conteúdos, 5 artigos foram listados. Os resultados evidenciaram que o presenteísmo é uma área desafiadora para a pesquisa tendo a necessidade de reconhecimento e a percepção pelo profissional de enfermagem sobre a sua condição de saúde para com o trabalho. O envolvimento das instituições levando em consideração o presenteísmo como prejuízo para o trabalhador é vital para a articulação entre empresa e trabalhador. Conclusão: as publicações identificaram a necessidade de maiores estudos, dentro dessa temática, que envolvam o presenteísmo e suas particularidades, bem como ações para minimizar no setor de trabalho ainda são necessários. Implicações para a enfermagem: O presenteísmo em trabalhadores de enfermagem apresenta consequências que interferem diretamente no funcionamento do serviço acarretando em sobrecarga de trabalho na equipe e consequentemente uma assistência de enfermagem deficiente. Palavras-chaves: Presenteísmo. Enfermagem. Trabalhador


Referências:
PASCHOALIN, H. C. Presente no trabalho, mesmo doente: o presenteísmo na enfermagem. Tese. Escola de Enfermagem Anna Nery. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. UMANN, J. et al. Presenteeism in hospital nurses. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2012, vol.20, n.1, pp.159-166. PASCHOALIN, H. C. et al. A Produção Científica Sobre o Presenteísmo na Enfermagem e Suas Repercussões no Cuidado. Revista de APS, v15, n3, ago. 2012.