Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1513


1513

CONHECIMENTOS E HABILIDADES DO ENFERMEIRO NA GESTÃO DE PROCESSOS DE SERVIÇO DE URGENCIA E HOSPITALAR

Autores:
Rejane Maria Macedo (remacedo66@gmail.com) (SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE BELO HORIZONTE)

Resumo:
INTRODUÇÂO: Na escassez de recursos para manutenção de dois serviços: Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e hospital na mesma região, surgiu o projeto de junção destes serviços. Conhecimentos e habilidades do enfermeiro em gestão de processos contribuíram para sua implementação. OBJETIVO: relatar a experiência do enfermeiro na gestão do processo de reorganização dos serviços de urgência e hospitalar. METODOLOGIA: Trata-se de relato de experiência. O enfermeiro assume a gestão de processo e reorganiza a estrutura neste projeto no Município de Belo Horizonte. Em 2015, decreto publicado. A UPA foi transferida o prédio hospitalar. Ocupou 1º andar, o 2º foi compartilhado entre serviços e o 3º se firmou como uma unidade de internação. Eram 56 leitos do hospital: 10 leitos de CTI. 20 leitos do hospital passaram para a UPA: 4 para emergência, 15 para observação/adulto e 10 para pediátrica. Novos fluxos foram estabelecidos interno e externamente. Implementou-se o projeto e nova dinâmica de funcionamento ganhou espaço. Surgiram desafios na gestão de pessoas, vínculos e jornadas de trabalho diferenciadas e envolvimento de sindicatos. RESULTADOS: gestão compartilhada/serviços unificados - gestão da UPA: serviço de portaria, recepção, radiologia, limpeza, transporte e serviço social, - na gestão do hospital: manutenção, serviço de nutrição e dietética, rouparia, central de esterilização; gestão única - recursos humanos e material: servidores (farmácia/ almoxarifado, laboratório, engenharia clinica, informática), insumos, medicamentos; redução de consumo em 30% de materiais e, incluindo o estoque de entorpecentes e psicotrópicos, taxa de ocupação dos leitos do CTI (75%) aumentou, a nova configuração da sala emergência e logística de transferência de pacientes; tempo de espera para internação alcançou a média de 24/36 horas. CONSIDERAÇÕES: Na gestão exercida pelo enfermeiro foi um grande desafio aprender-fazendo e conquista de novos espaços. Considera-se grande avanço com a qualificação da gestão do cuidado em rede que beneficia o paciente.


Referências:
REFERENCIAS: AZEVEDO, C. da S.; SÁ.M. de C. Subjetividade, gestão e cuidado em saúde: abordagens da psicossociologia. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2013. AZEVEDO, I. C. de; SANTOS, Q.G.; VALE, L.D.; MEDEIROS, F.P de; AZEVEDO, I. de M.; VALENÇA, C.N. A teoria clássica da administração no âmbito da enfermagem e atenção básica. Revista APS: 2013. BLOISE, Monique de Souza. Os Gerentes de Unidades Básicas de Saúde do município do Rio de Janeiro: perfil, vivências e desafios.Dissertação defendida na Fundação FIOCRUZ. Rio de Janeiro: 2015. CECÍLIO, L.C. De O.; HAMZE, F.L; SILVA, A.F. da; PIRES, A.A.C.; BATISTA,L.A.; CARVALHO, A.P.H. de. Programa SOS Emergências: uma alternativa de gestão e gerência para as grandes emergências do Sistema Único de Saúde.. Saúde Debate. Artigo encontrado no Portal Regional da BVS: 2014. GALLETI, M.C.; FILHO, A. N. Fortalecendo a atenção básica na Coordenadoria Oeste - dispositivo de mudança na cultura da gestão dos serviços de saúde. Artigo publicado no XXX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. São Paulo, 2016.