Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1512


1512

UTILIZAÇÃO DA SAE/CIPE NA CONSULTA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA

Autores:
Régina Cristina Rodrigues da Silva (reginacristinalima@hotmail.com) (SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ) ; Cicera Alves Gomes (SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ) ; Elizabeth Moura Soares de Souza (Universidade Federal de Alagoas) ; Kesia Jacqueline Ribeiro Oliveira (SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ) ; Roseane Andrade de Souza (SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ) ; Silvana Pereira Gomes (SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) viabiliza a aplicação dos conhecimentos técnico-científicos de maneira humanizada subsidiando o registro e a implementação das ações de enfermagem1 e a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE) é um sistema de classificação dos elementos da prática profissional (diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem) que permite a descrição e comparação de dados de enfermagem nos âmbitos local, regional, nacional e internacional2. Os referidos conceitos são utilizados na consulta de enfermagem, que é uma atividade privativa do enfermeiro3. OBJETIVO: Relatar a primeira fase da implantação da SAE-CIPE na consulta de enfermagem na Atenção Básica de Saúde (ABS). METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, realizado em uma unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF), do município de Maceió, em maio e junho de 2017. O processo iniciou com a identificação dos termos utilizados, pelo enfermeiro, no registro da consulta de enfermagem, e posteriormente a comparação destes com os termos contidos na CIPE. RESULTADOS: A experiência mostrou que diversos termos utilizados pelo enfermeiro na sua prática, estão na CIPE, no entanto, não estão sistematizados. CONCLUSÃO: O registro da consulta de enfermagem na AB, necessita apenas da padronização de uma linguagem, que sistematize as informações. IMPLICAÇÕES/CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A utilização da SAE-CIPE, qualifica a assistência, proporcionando um cuidado digno, competente e resolutivo.


Referências:
REFERENCIAS: 1-Santos FOF, Montezeli JH, Peres AM. Autonomia profissional e Sistematização da Assistência de Enfermagem: percepção de enfermeiros. Reme Rev Min Enferm [Internet]. 2012 [citado em 2016 16 de agosto]; 16 (2): 251-7. Disponível em: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/526 [Links]; 2-Garcia TR. Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE): versão 2015. Porto Alegre: Artmed,2016. 3-Ferreira MS, Rossaneis MA, Haddad MCFL, Gvozd R, Vannuchi, MTO. Nursing (São Paulo); 19(221): 1436-1438, out.2016.